29 C
Curitiba
quinta-feira, 12 fevereiro 2026

No Mercado Municipal, prefeito anuncia mais 60 vagas permissionários nas feiras livres de Curitiba

Uma tarde de festa, com direito a bolo de aniversário, marcou a comemoração dos 17 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal nesta quinta-feira (12/2) em Curitiba.

Pioneiro na oferta de alimentos e produtos orgânicos no país em um mercado municipal, o local começou a operar em 2009 anexo ao mais tradicional centro de compras de Curitiba. Desde então, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal funciona de terça a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 13h, com acesso pela Rua da Paz, 608.

60 novas vagas pra feirantes

O prefeito Eduardo Pimentel participou do evento e parabenizou a dedicação dos permissionários, que acordam cedo todos os dias para ofertar produtos orgânicos fresquinhos ao público curitibano. Ele também anunciou a liberação de mais 60 permissões para comercialização de produtos nas feiras livres de Curitiba.

“Quando foi inaugurado o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, há 17 anos, foi um feito nacional, característico da cidade, que sempre impõe liderança em vários aspectos, e no alimento orgânico não foi diferente”, disse Pimentel.

“Além de comemorar, nós vamos fazer a escolha de feirantes para 60 vagas. Eu sou a favor de feiras em todo lugar: no bairro, no Centro, a feira temática da Páscoa, do Natal, do Inverno, a Feira das Nações que teremos agora, feira aqui no Mercado Municipal, feiras em todo o lugar. Isso valoriza o produtor rural aqui de perto e da cidade”, comentou o prefeito.

230 hortas urbanas

O prefeito curitibano destacou também a importância da agricultura urbana para a cidade. Nesta quinta foi inaugurada a horta número 230 na cidade, no bairro CIC. 

“Eu adoro horta urbana. Há 20 dias, fiz uma viagem para Roma, onde eu tive o privilégio de conhecer o Papa Leão XIV e fui também recebido pelo prefeito de Roma, que é uma liderança na Europa, e nós falamos de horta urbana e feira, pauta importante para o mundo todo. A horta urbana é um lugar que ocupa uma comunidade, ocupa um espaço urbano que estava deteriorado e produz alimento saudável”, disse o prefeito.

Durante o evento, o prefeito também apresentou a nova placa instagramável #partiuCuritiba, desenvolvida pelo Instituto Municipal de Turismo e que irá ocupar pontos turísticos da cidade, incluindo o Mercado Municipal.

Melhorias constantes

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, disse que a comemoração é feita com muito trabalho, traduzido nas melhorias constantes implantadas no espaço para os comerciantes e frequentadores.

“Todos os banheiros do Mercado Municipal foram restaurados, foi feita a troca de estruturas do piso ao teto, estamos concluindo a pintura, vai ser trocado o telhado da parte antiga. Estamos começando um trabalho importante para melhoria do conforto térmico e investindo também em segurança, gestão de resíduos e eficiência energética”, relatou Leverci.

Feira das Nações

O secretário também anunciou a criação da Feira das Nações, na Praça 29 de Março, nas Mercês, uma feira gastronômica noturna que terá produtos típicos de várias etnias. A Previsão é de que feira comece a funcionar no dia 24 de março.

Antes da distribuição de bolo, teve Parabéns pra Você ao aniversariante com a presença da Família Folhas. O prefeito cumprimentou os permissionários e tirou fotos com o público.

Produtos certificados

A permissionária Juliana Chella, que comanda o Espaço Orgânico com o marido, Daniel Chella, é uma entusiasta dos produtos e vê uma resposta muito boa do público às mercadorias.

“Oferecemos saúde para o público. As pessoas vêm aqui procurando um alimento original, um morango que é um morango, tratado e cultivado sem aditivo químico, sem adição de agrotóxico. O produto orgânico é um produto original como todos deveriam ser. Porém, só quem consegue oferecer o orgânico à população é a produção familiar”, lembrou.

O Espaço Orgânico oferta frutas, verduras, legumes, iogurte, queijos, feijão, arroz, pipoca, milho, pipoca, etc com certificação de produção orgânica.

OUÇA AQUI
Juliana Chella, permissionária.

Respeito ambiental

O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal reúne 12 permissionários que atuam em diferentes frentes: de hortifrútis frescos a cosméticos naturais, moda ética, carnes certificadas e gastronomia orgânica.

As lojas que fazem parte do setor são: Banca do Kobe, Espaço Orgânico, Couve-Flor Orgânicos, Sirius Orgânicos, Cativa Natureza, Botané, Ceccon Orgânicos, Mercearia Nicos, Açougue Taurinos Organic, Restaurante Ohana e Lanchonete Arte Verde.

Feiras orgânicas

Além do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, Curitiba conta com 14 feiras orgânicas administradas pela Prefeitura. Nesses espaços, são vendidos desde hortifrútis e carnes até grãos, cosméticos e roupas livres de produtos químicos.

As feiras acontecem em 12 edições diurnas, a partir das 7h, e duas noturnas, entre 15h e 19h.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 139 | JANEIRO/2026

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS