30.5 C
Curitiba
sexta-feira, 6 fevereiro 2026

Notas da CMC: 13 novidades da Câmara de Curitiba neste 4 de fevereiro

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos registrados na sessão plenária desta quarta-feira (4) do Legislativo da capital do Paraná.

Renan Ceschin defende “Blitz” e “Disque-Antiflanelinha”

No Pequeno Expediente, o vereador Renan Ceschin (Pode) criticou a normalização da atuação de flanelinhas em Curitiba e afirmou que a prática configura extorsão, sobretudo em dias de jogos e eventos, quando, segundo ele, há cobranças elevadas por estacionamento em via pública. Ele citou a criação do projeto “Blitz Antiflanelinha”, em tramitação na CCJ, e relatou ações junto à Guarda Municipal para coibir a cobrança ilegal. Ceschin também apresentou outro projeto, o “Disque Antiflanelinha”, descrito como um canal para denúncias por aplicativo.

Angelo Vanhoni registra apoio a metalúrgicos em greve

O vereador Angelo Vanhoni (PT) manifestou solidariedade aos metalúrgicos da Brose, multinacional de autopeças, localizada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, pela greve iniciada no dia 28 de janeiro. A paralisação reivindica diálogo para a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT-2026). Ainda no registro em Plenário, Vanhoni afirmou que os trabalhadores denunciam a contratação ilegal de funcionários temporários.

Quando as estações-tubo da Eufrásio Correia serão reabertas?*

Nove pedidos de informações oficiais foram encaminhados ao Executivo pela vereadora Laís Leão (PDT), abordando diferentes temas. Um dos exemplos é um requerimento que questiona o prazo estimado para a desativação das estações-tubo da praça Eufrásio Correia. A parlamentar também solicita esclarecimentos sobre o cronograma das obras, bem como sobre soluções temporárias que garantam a integração dos sistemas Norte/Sul e Leste/Oeste, minimizando os impactos para os usuários do transporte coletivo local. (062.00155.2026).

Obras do Terminal Capão da Imbuia pautam requerimento*

Em outro pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, Laís Leão requer o cronograma atualizado para a execução do novo Terminal Capão da Imbuia. A vereadora indaga sobre a conclusão do processo licitatório, se houve alterações no escopo do projeto e se existe um planejamento físico-financeiro, mesmo que preliminar, direcionado às obras (062.00141.2026).

Vereadores perguntam sobre Loteamento Posiville*

Os vereadores Camilla Gonda (PSB), Professora Angela (PSOL), Giorgia Prates – Mandata Preta, Vanda de Assis e Angelo Vanhoni, do PT, assinam pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A proposição levanta indagações sobre as especificações da vegetação arbórea presente no Loteamento Posiville, localizado no bairro Campo Comprido, mote de operação imobiliária confirmada em Plenário. Entre outros pontos, o requerimento trata da realização de estudo técnico “in loco” para fins de controle ambiental, os tipos de vegetação presentes no imóvel e se há espécies nativas que possibilitem o enquadramento da área como unidade de preservação (062.00158.2026).

Rede municipal de ensino oferta assistência psicopedagógica?*

A Educação foi tema dos três requerimentos de Leonidas Dias (Pode) ao Poder Executivo. Um deles solicita informações sobre a assistência psicopedagógica na rede municipal de ensino. O vereador questiona a existência de programa com equipe multidisciplinar voltado ao diagnóstico e à prevenção de dificuldades de aprendizagem. Em caso afirmativo, ele requer quais são os critérios para acessar o serviço; caso não exista, Dias pergunta se há estudos para a implantação de iniciativa semelhante, que, em sua avaliação, “contribui diretamente para a permanência escolar, a melhoria do desempenho acadêmico e a promoção do desenvolvimento integral das crianças” (062.00145.2026).

O vereador Jasson Goulart (Republicanos) requer informações oficiais, junto à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, sobre a redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de imóveis de pessoas idosas. Ele questiona a viabilidade de eventuais aprimoramentos do benefício, com a respectiva estimativa de impacto fiscal. Goulart também busca esclarecimentos sobre o número de contribuintes beneficiados, os principais motivos de indeferimento dos pedidos, os documentos que apresentam maior incidência de pendências e se há ações de comunicação pública dirigidas ao público elegível (062.00153.2026).

Vagas em CMEIs de Curitiba motivam questionamentos*

“Quantas obras para a construção de Centros Municipais de Educação Infantil [CMEIs] foram iniciadas no ano de 2025 e estão previstas para iniciar em 2026? E qual a previsão para a conclusão de tais obras?”, indaga Angelo Vanhoni (PT) em requerimento de informações oficiais direcionado à Secretária Municipal da Educação (SME). No requerimento, justifica-se que “as vagas em CMEIs são umas das mais importantes demandas das famílias curitibanas, […] e para isso é necessário aumentar” a oferta do serviço à população (062.00148.2026).

Vereadora requer esclarecimentos sobre obstrução de rua*

A vereadora Camilla Gonda (PSB) solicita esclarecimentos à Prefeitura Municipal sobre o motivo pelo qual a rua Quintino Bocaiúva, entre as ruas Belém e São Luiz, no bairro Cabral, “permanece obstruída, com cercamento não autorizado, considerando que o trecho continua como via pública, conforme o Código de Posturas de Curitiba”. Dividido em 10 tópicos, o requerimento aborda, por exemplo, as medidas adotadas pelo Executivo para garantir o acesso à via, eventuais autuações e multas aplicadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por descumprimento das obrigações de manutenção da área, bem como a solicitação das cópias integrais dos processos administrativos relacionados à questão (062.00147.2026). O Executivo recebeu, ao todo, dois novos pedidos de informações de autoria da parlamentar.

À Prefeitura Municipal de Curitiba, o vereador João da 5 Irmãos (MDB) demanda informações oficiais sobre o uso de terreno localizado na esquina das ruas Luciana Biscaia Ribeiro e Lourdes Erzinger Correia, no bairro Uberaba. A proposição trata da existência de projetos ou estudos para a implantação de equipamento público no local. “O espaço encontra-se atualmente sem utilização definida, o que tem ocasionado questionamentos da comunidade, além de possíveis problemas relacionados à manutenção, à segurança e ao uso inadequado da área”, justifica o requerimento (062.00157.2026).

Denúncia da comunidade provoca pedido de informações*

Da Costa (Pode) solicita esclarecimentos sobre a regularidade e a natureza jurídica de trecho da rua Expedicionário Bruno Estrifica, no bairro Boqueirão. O vereador requer informações detalhadas sobre a área, questionando se ela possui registro ou classificação como via pública, servidão administrativa, passagem de uso comum ou se integra o sistema viário do município. Entre outros pontos, ele indaga sobre o histórico de utilização pública do espaço e se existem previsões de providências administrativas ou estudos técnicos para a análise da regularidade da situação. Conforme justificado, os moradores da região relatam que “o local teria sido fechado pelo proprietário, impedindo a passagem que historicamente era utilizada pela comunidade” (062.00150.2026).

Quantas cooperativas integram o Programa Ecocidadão?*

O Programa Ecocidadão pautou requerimento de pedido de informações oficiais da vereadora Vanda de Assis (PT) à Prefeitura de Curitiba. Ela questiona quantas cooperativas e associações credenciadas à iniciativa estão ativas; os valores financeiros destinados individualmente a cada cooperativa; os critérios de permanência, renovação ou descredenciamento; e se o Executivo avalia diretrizes voltadas à ampliação do Ecocidadão (062.00149.2026).

Falecimento de ex-servidora é lamentando em Plenário

Instante de silêncio da sessão plenária lamentou o falecimento da ex-servidora Gisele Maria Kowalski, que atuou na Diretoria de Cerimonial da Câmara de Curitiba, no último fim de semana. O presidente Tico Kuzma (PSD) lembrou que Gisele era filha de Alcina Kowalski e irmã de Jaqueline Kowalski, ambas servidoras aposentadas da Casa.

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 139 | JANEIRO/2026

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS