19.1 C
Curitiba
sexta-feira, 2 maio 2025
Início Site

Confira as opções de lazer nos 28 complexos ambientais abertos no feriado de 1º de Maio

Vinte e seis Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT), além dos complexos ambientais do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, e do Aquário de Paranaguá, no Litoral, vão funcionar normalmente durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho, entre quinta-feira (1º) e domingo (04). A exceção é o Parque Estadual de Ibiporã, em Ibiporã, na região Norte, fechado temporariamente por questões administrativas.

Os horários de visitação variam de acordo com cada Unidade de Conservação (UC) e podem ser consultados no site do IAT, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Os parques oferecem diferentes opções de passeio para aproveitar os dias de recesso. Para quem é fã de esportes mais radicais, o Parque Estadual Vale do Codó, em Jaguariaíva, e o Guartelá, em Tibagi, ambos nos Campos Gerais, são uma ótima pedida. O Pico do Marumbi, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, é perfeito para curtir a natureza e relaxar nos espaços para camping.

Para os montanhistas as alternativas são o Pico Paraná, entre Campina Grande do Sul e Antonina, e a Serra da Baitaca, mosaico verde na região de Piraquara e Quatro Barras, nos arredores de Curitiba. As trilhas do Anhangava e do Samambaia, na Baitaca, porém, estarão fechadas a partir das 18 horas desta quarta-feira (30) até as 15h de quinta (1º) em razão da celebração da tradicional Missa da Paz no Dia do Trabalhador.

Já no sábado (03) é a vez da trilha de acesso ao cume do Olimpo, no Marumbi, ficar interditada para obras de manutenção. O espaço reabre normalmente no domingo (04).

Para quem gosta de apreciar lindas cachoeiras, as dicas são Salto São Francisco, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Estado, e o Salto São João, em Prudentópolis.

UCs – O Paraná conta atualmente com 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT. No total, são 26,3 mil km² de áreas protegidas por lei, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferências humanas ou por espaços de uso sustentável, como os parques abertos para o público.

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O Estado possui, também, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, chamadas de RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais emblemática; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

e-Cidadão: base de dados da Prefeitura de Curitiba pode ser acessada pelo GOV.BR

O e-Cidadão, base de dados que integra os serviços municipais da Prefeitura de Curitiba, acaba de ser integrado ao GOV.BR, plataforma do Governo Federal que unifica os canais digitais das diversas áreas, descomplicando o acesso a serviços e informações do Governo Federal. Com a novidade, os usuários do e-Cidadão encontram, na tela inicial, a opção “Entrar com GOV.BR”.

O GOV.BR e o e-Cidadão são entradas de acesso a muitos serviços e são facilitadores para que o cidadão acesse os serviços públicos de um jeito simples.

“A integração com o GOV.BR oferece ao cidadão mais uma opção de autenticação para acessar os serviços do e-Cidadão, sem a necessidade de memorizar uma nova senha. Além de tornar a navegação mais prática, esse avanço contribui para aumentar a confiabilidade dos dados cadastrais, ao utilizar uma plataforma segura e validada pelo governo federal”, afirma a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Elziane Cazura Xavier.

Atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas estão cadastradas no e-Cidadão. Aqueles que preferirem poderão continuar utilizando o login e a senha que já usam quando acessam o e-Cidadão para fazerem a sua autenticação.

Desde a implantação do novo serviço, a credencial GOV.BR já foi utilizada em mais de 43 mil autenticações. Deste total, mais de 5 mil com nível de confiabilidade cadastral Prata, no GOV.BR, foram promovidas ao nível 4 no e-Cidadão; e quase 14 mil com nível Ouro no GOV.BR foram elevadas ao nível 5, o mais alto grau de confiabilidade cadastral no e-Cidadão.

Atualmente, o e-Cidadão tem mais de 100 aplicações vinculadas, sendo 70 para uso da população nas mais diversas áreas e 37 para uso interno dos servidores e que melhoram o atendimento aos curitibanos.

A mais recente foi a integração da Agenda online ao e-Cidadão, que possibilita marcar atendimentos para mais de 1,4 mil serviços em 115 departamentos da Prefeitura de Curitiba.

Confiabilidade

O GOV.BR atribui diferentes níveis a cada conta – ouro, prata ou bronze – conforme aspectos de segurança. As contas ouro e prata do GOV.BR correspondem aos níveis 5 e 4 do e-Cidadão, as mais altas da base da Prefeitura.

O e-Cidadão atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é integrado à base da Receita Federal do Brasil. Por isso, as informações cadastradas junto à Receita devem ser as mesmas dadas ao e-Cidadão.

Além disso, Curitiba faz parte da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR), que busca a ampliação do acesso aos serviços públicos pelo país. O grupo formado por todas as capitais brasileiras é conduzido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O objetivo da Rede GOV.BR é promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas ao governo digital no setor público.

Está procurando emprego? Conheça todos os serviços que podem ajudar o trabalhador de Curitiba

Curitiba tem diversos serviços e políticas públicas que podem ser acessados pelos trabalhadores presencialmente ou on-line. As opções vão desde o acesso ao seguro-desemprego e a cursos de capacitação e aperfeiçoamento até a busca por uma nova colocação no mercado de trabalho. Veja as principais ferramentas disponíveis.

Onde posso procurar emprego em Curitiba?
É possível consultar vagas de trabalho e ser encaminhado para entrevistas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), que também oferece orientações sobre emissão e utilização da Carteira de Trabalho Digital.

Onde ficam e quais são os horários do Sine?
Os postos do Sine ficam nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é feito com agendamento prévio pela Agenda Online da Prefeitura. Marque o dia e horário de atendimento NESTE LINK. Caso o agendamento prévio não tenha sido efetuado, o atendimento será por ordem de chegada.

Para oferecer opção extra ao trabalhador, o prefeito Eduardo Pimentel lançou neste ano o Sine Móvel, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, cada dia em um local. Confira a programação neste NESTE LINK.

Quais são os endereços de atendimento do Sine?

  • Espaço do Trabalhador Curitibano  – Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul,1.700)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Rua da Cidadania  Boa Vista (Av. Paraná, 3.600)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano  – Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Rua da Cidadania Cajuru (Av. Pref. Maurício Fruet, 2.150)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Administração Regional da CIC (R. Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Rua da Cidadania Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1.700)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Rua da Cidadania Matriz (Pç. Rui Barbosa, 101)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Rua da Cidadania  Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Rua da Cidadania  Santa Felicidade (R. Sta Bertilla Boscardin, 213)
  • Espaço do Trabalhador Curitibano – Rua da Cidadania Tatuquara (R. Olivardo Konoroski Bueno, 100)
  • Sine Móvel (Confira a programação neste link)

PASSAGEM DE GRAÇA

O que é o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego?
O Tarifa Zero a Caminho do Emprego é um programa lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel que concede passagem de ônibus gratuita para quem for fazer entrevista de emprego encaminhado pelo Sine Municipal. O candidato recebe o valor equivalente ao de duas passagens no cartão-transporte Urbs, categoria Usuário, para ir até o local de seleção da empresa contratante e voltar para casa.

Com as passagens, a pessoa pode utilizar todas as linhas urbanas da Rede Integrada de Transporte do município, com exceção da Linha Turismo, e fazer as integrações disponíveis, mas deve estar ciente que estes créditos devem ser usados exclusivamente para deslocar-se até a entrevista de emprego.

O sistema permite emitir por candidato até três encaminhamentos por mês para processos seletivos. Caso o trabalhador ultrapasse a quota, deve solicitar avaliação em atendimento presencial no Sine municipal.

Quem tem direito ao programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego?

  • É necessário ser morador de Curitiba.
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos.
  • Estar desempregado e à procura de emprego.
  • Ter um encaminhamento para processo seletivo emitido por uma das unidades do Sine municipal. 

CARTEIRA DE TRABALHO

Como fazer a Carteira de Trabalho?

  • Faça um cadastro no sistema acesso.gov.br.
  • Informe seus dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe e local de nascimento).
  • Responda ao questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória de trabalho.
  • Após responder as perguntas, você receberá uma senha temporária, que deverá ser trocada no primeiro acesso.
  • Em seguida seu documento estará pronto e disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas lojas para iPhone e Android.

Dúvidas sobre o acesso? Ligue para a Central Alô Trabalho, pelo telefone 158, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O que eu posso fazer com o aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social?
É possível realizar a emissão da Carteira de Trabalho, consulta de vagas de emprego disponíveis em Curitiba sem necessidade de ir ao Sine* e agendar entrevistas diretamente com possíveis empregadores*.

*Nesses casos, não é possível ao trabalhador ser beneficiado com o Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.

SEGURO-DESEMPREGO

Estou desempregado, o que posso fazer?
É possível solicitar o Seguro-Desemprego, um benefício de seguridade social que assiste, com recurso financeiro e de forma temporária, ao trabalhador dispensado involuntariamente e sem justa causa. O processo pode ser realizado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital – CTPS, disponível para celulares Android e IOS. Também é possível dar entrada no pedido de forma presencial nas unidades do Sine.

Quais são os critérios para receber o benefício?
Para ter direito ao Seguro-Desemprego o trabalhador não pode estar recebendo outros benefícios da Previdência Social e não possuir renda própria de qualquer natureza, seja superior ou igual a um salário mínimo nacional, ou vínculo sócio empresarial que possa garantir o seu sustento e de seus familiares.

Qual o valor do Seguro-Desemprego?
Os critérios para o valor do Seguro-Desemprego variam conforme o número de vezes que o benefício foi solicitado.

  • 1ª vez – O trabalhador deve ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data da dispensa.
  • 2ª vez – O trabalhador deve ter trabalhado pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data da dispensa.
  • A partir da 3ª vez – O trabalhador deve ter trabalhado durante todos os 6 meses anteriores à data da dispensa.

Qual a documentação necessária?

  • Carteira de Identidade ou documento oficial com foto.
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  • Formulário de Requerimento do Seguro-Desemprego (impresso pelo empregador).
  • Termo de Quitação e de Rescisão do Contrato de Trabalho carimbado e assinado ou com assinatura digital.
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ou extrato que comprove os depósitos feitos pelo empregador.
  • Carteira de trabalho.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Quero melhorar meu currículo, o que posso fazer?
Os Liceus de Ofícios da Prefeitura de Curitiba oferecem cursos de qualificação profissional para jovens (a partir de 14 anos) e adultos, especialmente em situação de vulnerabilidade e risco social. Os cursos possuem aulas das áreas Administrativa, Informática, Turismo e Hotelaria, Vendas e Serviços e Empreendedorismo. Confira a programação dos cursos disponíveis NESTE LINK.

Quais os documentos necessários?
Os cursos têm divulgação mensal e são realizados presencialmente nos Núcleos Regionais da FAS (Fundação de Ação Social). Os documentos necessários são:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Certidão de Nascimento
  • Comprovante de Escolaridade
  • Comprovante de Endereço

Quais são os locais de atendimento?
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade. As Unidades de Capacitação Profissional são:

  • Liceu de Ofícios Bairro Alto (R. Jorn. Alceu Chichorro, 323);
  • Liceu de Ofícios Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.691);
  • Liceu de Ofícios Boa Vista (Av. Paraná, 3.600);
  • Liceu de Ofícios Caic Cândido Portinari (R. Antônio Geroslau Ferreira, 451);
  • Liceu de Ofícios Cajuru (R. Leonardo Novicki, 983);
  • Liceu de Ofícios Casa Klemtz (R. Carlos Klemtz, 1238);
  • Liceu de Ofícios Curitiba (R. Mons. Celso, 35);
  • Liceu de Ofícios e Inovação Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430);
  • Liceu de Ofícios e Inovação Cajuru – Fab Lab (Av. Pref. Maurício Fruet, 2150);
  • Liceu de Ofícios Fazendinha (R. Carlos Klemtz, 1700);
  • Liceu de Ofícios Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033);
  • Liceu de Ofícios Santa Felicidade (R. Sta Bertilla Boscardin, 213);
  • Liceu de Ofícios Santa Rita (R. Enette Dubard, 602);
  • Liceu de Ofícios Uberaba (R. Augusto David de Moraes, 160).

A Prefeitura oferece outros cursos?
Capacitações gratuitas ofertadas no Pinhão Hub pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, através da Agência Curitiba, beneficiam quem tem um comércio em Curitiba. Programas como Bom Negócio e Empreendedora Curitiba preparam os que buscam habilidades como gestão financeira, planejamento estratégico, marketing digital e liderança.


O MEU NEGÓCIO

Quero me tornar um Microempreendedor Individual (MEI) em Curitiba, o que posso fazer?
Deve procurar o Espaço Empreendedor para formalizar o seu negócio. São 10 endereços pela cidade, localizados nas Ruas da Cidadania. O atendimento é feito com horário agendado pela Agenda Online ou via aplicativo Curitiba APP. Marque o dia e horário de atendimento NESTE LINK. Não há cobrança de qualquer valor pelos serviços prestados.

O que é um Microempreendedor Individual (MEI)?
Um Microempreendedor Individual (MEI) é aquele que fatura até R$ 81.000,00 por ano e não participa ou é sócio de outra empresa. Ele pode contratar apenas um funcionário recebendo salário mínimo ou piso da categoria e as atividades exercidas são as permitidas pela legislação vigente.

Quais são os documentos necessários para formalizar o MEI?
Para formalizar o MEI é preciso de:

  • Carteira de Identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de endereço residencial.
  • Cadastro no gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro.
  • Capa do Carnê do IPTU do imóvel onde será a empresa.
  • Informar a metragem do local onde irá abrir o negócio.
  • Endereço de e-mail
  • Número de celular.

Quais são os serviços prestados no Espaço Empreendedor?
Além da abertura como MEI, o microempreendedor pode solicitar serviços para a gestão de seu negócio como:

  • Atualização de dados.
  • Consulta Prévia de Viabilidade – CPV.
  • Emissão de notas fiscais.
  • Oferta de consultoria qualificada em áreas como marketing, finanças, planejamento, gestão e controle financeiro do negócio.
  • Inclusão no Cadastros de Fornecedores da Prefeitura.
  • Auxílio na emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). 
  • Auxílio na emissão de certidões negativas (municipal, estadual, federal, FGTS e trabalhista). 
  • Análise de crédito com apoio do Fundo de Aval Garantidor da Prefeitura.

Quais são os locais de atendimento do Espaço Empreendedor?
São dez endereços:

  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700).
  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3.600).
  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430).
  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Cajuru (Av. Pref. Maurício Fruet, 2.150).
  • Espaço Empreendedor CIC (R. Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460).
  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Fazendinha-Portão (R. Carlos Klemtz, 1.700).
  • Espaço Empreendedor Matriz (R. Engenheiros Rebouças 1.732).
  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033).
  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Santa Felicidade (R. Sta Bertilla Boscardin, 213).
  • Espaço Empreendedor Rua da Cidadania Tatuquara (R. Olivardo Konoroski Bueno, 100).

ECONOMIA CRIATIVA

Sou artesão e quero aprender mais. Onde posso ter cursos?
A Prefeitura de Curitiba investe em programas de capacitação para designers e artesãos no Liceu de Ofícios Criativos. No espaço, no Largo da Ordem, trabalhadores criativos de toda a cidade encontram cursos e capacitações em diversas áreas.

Quero transforma minha ideia em uma realidade. O que devo fazer?
Empreendedores criativos podem desenvolver ideias no Worktibas, os primeiros coworkings públicos do Brasil. Além do espaço físico para trabalhar, os Worktibas Boqueirão, Barigui e Pinhão Hub (Rebouças) oferecem capacitações e mentorias para que projetos em fase inicial se transformem em startups com modelos de negócios consolidados. As inscrições para ingressar nos três espaços vão até o dia 16 de maio. São 52 vagas no total.

Tarifas de linhas de ônibus intermunicipais serão reajustadas em 1º de maio

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que o preço das passagens de ônibus das linhas intermunicipais será reajustado a partir das zero hora desta quinta-feira (1º). O reajuste anual está previsto no Regulamento de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, aprovado pelo Decreto Estadual 1821/2025, tendo sido formalmente requerido pela Federação das Transportadoras, analisado e homologado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), conforme Resolução 012/2025.

As linhas rodoviárias terão um aumento médio de 6,53% e as linhas metropolitanas 6,44%.

O DER/PR é o órgão público estadual responsável pela organização, gestão e fiscalização do sistema de transportes comerciais intermunicipal de passageiros do Paraná, que atualmente conta com 95 linhas metropolitanas e 295 linhas rodoviárias em atividade.

Mais informações sobre transporte intermunicipal e o valor das novas passagens estarão disponíveis no portal do DER/PR.

CURITIBA – A medida não afeta as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), administradas pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

O frio e a geada chegaram: Curitiba e 37 cidades têm a menor temperatura do ano

O frio chegou com força ao Paraná nesta terça-feira (29). Entre as 49 estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) instaladas no estado, 39 registraram a menor temperatura do ano nesta terça. As mais baixas foram em Palmas (4°C) e Pinhão (4,5°C). A sensação térmica nestas duas cidades foi ainda mais baixa: por volta das 7h era de 0,6°C e 2,9°C, respectivamente.

A madrugada também registrou a primeira geada do ano no Estado. Mesmo que de baixa intensidade, a geada foi constatda em cidades como Cruz Machado, Guarapuava, Ponta Grossa e General Carneiro.

Na capital paranaense às 7h a temperatura era de 10,3°C, a menor temperatura registrada até aqui em 2025 – a anterior foi no dia 5 de abril, quando a Capital registrou 12.3°C. Esta temperatura mínima ainda é considerada alta se comparada ao dado histórico de -2.6°C, a menor temperatura já registrada na Capital pelo Simepar, em 17/07/2000.

ORVALHO OU GEADA? Moradores de cidades das rebiões Sul e dos Campos Gerais fotografaram campos com gramados esbranquiçados no amanhecer desta terça-feira, mas em algumas imagens era possível afirmar que era geada, e em outras não. Isso porque a geada fraca, como a que ocorreu nesta terça-feira, é muito sutil e pode ser confundida com orvalho.

O orvalho é a condensação do vapor em líquido. “O orvalho ocorre quando a umidade relativa do ar atinge o ponto de saturação, resultando na transformação do vapor d’água em forma de gotas líquidas (condensação) sobre superfícies com valores abaixo do ponto de orvalho, mas não atinge 0 °C”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

Já a geada precisa de temperaturas mais baixas para acontecer, e é a transformação do vapor diretamente em gelo. “A geada ocorre quando a temperatura das superfícies atinge 0 °C ou valores inferiores, fazendo com que a umidade presente no ar se transforme diretamente de vapor para gelo (sublimação), ou, em alguns casos, se condense primeiro em gotas líquidas e depois congele”, conta Munhoz.

PREVISÃO – Para quarta (30) e quinta-feira (1.º), as temperaturas ao amanhecer na metade sul do estado ainda deverão ficar abaixo ou perto dos 10 °C. Nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste, as mínimas devem variar entre 5 °C e 8 °C. “No entanto, a partir de quarta-feira, a possibilidade de ocorrência de geada é reduzida devido à incursão de ar úmido no interior do estado, o que favorece a formação de nebulosidade baixa durante a madrugada. Essa condição pode ocasionar a formação de nevoeiros, especialmente desde a Região Metropolitana de Curitiba, estendendo-se pelos Campos Gerais até o Centro-Sul”, afirma Munhoz.

Na quarta-feira, na metade Norte do estado, as temperaturas mínimas aumentam nos municípios mais próximos da divisa com São Paulo, ficando entre 14 °C e 16 °C. Já na quinta-feira, espera-se uma redução das mínimas nessa região, com valores entre 11 °C e 13 °C. A partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas voltam a subir gradualmente, alcançando valores próximos de 10 °C na metade Sul do Paraná e entre 14 °C e 16 °C na metade Norte.

Confira a lista completa de estações meteorológicas que constataram a menor temperatura do ano nesta terça-feira (29) e o horário do registro:

Altônia: 11.9°C às 7h

Assis Chateaubriand: 10.7°C às 6h

Capanema: 9.8°C às 3h

Campo Mourão: 11.4°C às 7h

Cândido de Abreu: 12.3°C às 7h

Candói: 11.0°C às 7h

Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba

Quem for passar o feriado prolongado de 1º de maio em Curitiba não vai ficar sem programa. De quinta a domingo (1 a 4/5), a Cinemateca de Curitiba preparou uma programação especial, e de graça, reunindo clássicos consagrados, produções nacionais e sessões para toda a família. Confira a programação AQUI.

Clássicos que voltam às telonas

Depois do sucesso de público em abril, a Cinemateca vai reexibir dois grandes clássicos do cinema mundial: Ran, de Akira Kurosawa, e Paris, Texas, de Wim Wenders, este com cópia em 35mm. As sessões serão realizadas no feriado do Dia do Trabalho (1/5).

Inspirado em Rei Lear, de Shakespeare, Ran retrata um senhor feudal que divide seu reino entre os filhos, sem perceber que a ambição e a traição ameaçam destruir sua família e seus domínios. Reconhecido por sua deslumbrante fotografia e premiado com o Oscar de Melhor Figurino, Ran é uma experiência visual arrebatadora.

Paris, Texas é um dos filmes mais aclamados do diretor alemão Wim Wenders. Palma de Ouro em Cannes, a obra acompanha Travis, um homem que, após anos desaparecido, tenta se reconectar com seu filho pequeno e reconstruir sua vida familiar. Uma história comovente de perda e redenção, carregada de sensibilidade.

Produções brasileiras e debates no fim de semana

A programação continua na sexta-feira (2/5) com produções nacionais que fazem parte do aniversário de 50 anos da Cinemateca, comemorada em abril. O curta Céu, de Jean Bris, mostra o reencontro afetivo de um casal que vive em um sítio. Também será exibido o documentário Fomos Heróis, de Lino Junior, um resgate de histórias emocionantes dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial, na região de Montese, na Itália.

No sábado (3/5), o Cineclube do Atalante promove a exibição e debate de Husbands – Os Maridos, de John Cassavetes. O drama retrata três amigos que, após a morte de um colega, embarcam em uma jornada para repensar suas vidas. Às 19h, o terror curitibano Maledicere, de Juscelino Zilio e produção do Teatro Barracão, leva às telas o mistério de uma escola assombrada por uma maldição desde a década de 1940.

Domingo para todas as idades

O domingo (4/5) é dedicado à diversão para todas as idades. A sessão infantil traz Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo, onde Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali embarcam em uma jornada temporal para salvar o planeta. Para encerrar o feriadão com música, acontece o espetáculo audiovisual Quarteto Hélio Brandão convida Marco Lobo.

Âncora

Serviço

Feriado cinematográfico na Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Entrada gratuita

Quinta-feira (1/5)

16h – Ran
19h30 – Paris, Texas

Sexta (2/5)

17h – Céu
19h – Fomos Heróis

Sábado (3/5)

16h – Cineclube do Atalante: Husbands/Os Maridos
19h – Maledicere

Domingo (4/5)
16h – Turma da Mônica em uma aventura no tempo
19h – Quarteto Hélio Brandão convida Marco Lobo

Sine Móvel anuncia novas datas e locais e amplia acesso ao emprego em Curitiba

O Sine Móvel, unidade itinerante de serviços para quem está buscando emprego, já tem definida a programação da primeira metade de maio. Doze locais da cidade vão receber o veículo que disponibiliza atendimento ao trabalhador coordenado pela Prefeitura de Curitiba. 

A primeira parada será no próximo sábado (3/5), diante da Igreja do Bacacheri, em uma ação especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI). Depois, na segunda-feira (5/5), será a vez do Terminal do Boqueirão. Todos os locais e datas do programa você pode ver na lista mais abaixo. 

O atendimento na unidade itinerante é das 9h às 15h30, por ordem de chegada. Para ser atendido no Sine Móvel, o trabalhador deve ter a partir de 14 anos, para oportunidades de aprendizagem, e a partir de 18 anos, para oportunidades de trabalho com jornada de 8 horas por dia.

“O Sine é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Muitas vezes, as pessoas não conhecem essa porta, procuram no lugar errado, acabam desanimando e aí a roda da economia não gira. A ideia é corrigir isso, é promover esse encontro, é fazer ‘dar match’ entre a empresa e o trabalhador. Com o Sine Móvel, a gente chega mais perto de quem precisa do serviço”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

Mil quilômetros

Lançado há pouco mais de dois meses, o Sine Móvel já rodou mais de mil quilômetros por Curitiba oferecendo apoio a quem procura uma oportunidade de emprego. Em média, de cada quatro trabalhadores que receberam encaminhamentos, um também recebeu o benefício do Tarifa Zero, programa lançado em 21/2 pelo prefeito Eduardo Pimentel e pelo vice Paulo Martins.

Sine fixo

Além do veículo itinerante, o Sine tem outras dez unidades em funcionamento, espalhadas por nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC. Elas também farão atendimentos do programa Tarifa Zero, programa inédito em que pessoas à procura de trabalho têm gratuidade no transporte coletivo para se deslocar a uma entrevista ou processo seletivo.

Nas unidades do Sine nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, o atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada.

A Urbs instalou em cada Sine curitibano um equipamento de bilhetagem eletrônica, para emissão das gratuidades. O benefício será creditado na hora para o trabalhador.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) fará o controle das passagens emitidas e os encaminhamentos realizados por uma plataforma criada pela Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) e que está integrada aos sistemas da Urbs e do e-Cidadão.

Urbs móvel

Como a emissão da gratuidade para os beneficiados do Tarifa Zero é creditada no cartão-transporte na categoria Usuário, nas próximas semanas o Sine Móvel e a unidade do Urbs Móvel vão conciliar as agendas, atendendo nos mesmos locais. O horário do Urbs Móvel é das 10h30 às 15h30.

Outros serviços

Além da consulta de vagas e encaminhamentos para os processos seletivos com os empregadores, os 11 Sines municipais orientam sobre a emissão e utilização da Carteira de Trabalho Digital e, a partir de agora, a isenção de créditos no transporte.

Em 2024, os Sines da cidade realizaram, em média, 600 processos nas dez unidades; destes, 350 foram encaminhamentos a processos seletivos de emprego.

Âncora

Agenda Sine Móvel – Maio 2025

  • 3/5 – Igreja Batista do Bacacheri (Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134, Bacacheri)
  • 5/5 – Terminal Boqueirão
  • 6/5 – Terminal Cabral
  • 7/5 – Cras União (Rua Antônio Tortato, 100, Uberaba) 
  • 8/5 – Terminal Guadalupe – Associação Evangelizar (Rua Conselheiro Laurindo, 600) 
  • 9/5 – Sindimetal – Regional Boa Vista – Sede da Sindimetal-PR (Rua Ângelo Greca, 70 Atuba)
  • 11/5 – Terminal do Carmo
  • 12/5 – Projeto Registre-se Dr. Faivre – FAS SOS (Av. Presidente Affonso Camargo, 177)
  • 13/5 – Terminal Campina do Siqueira
  • 14/5 – Terminal Santa Cândida
  • 15/5 – Regional Matriz – Praça Rui Barbosa
  • 16/5 – Projeto Registre-se Dr. Faivre – FAS SOS (Av. Presidente Affonso Camargo, 177)
  • 17/5 – Terminal Pinheirinho

Saúde alerta sobre importância da vacinação para prevenir retorno do sarampo

Com casos de sarampo confirmados este ano no Rio de Janeiro, Distrito Federal e, mais recentemente, em São Paulo e Rio Grande do Sul — ainda que possam ser casos importados — a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta sobre a importância da vacinação para manter o Estado protegido contra a doença. O Paraná não registra casos de sarampo desde 2020 e óbitos desde 1998.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida de forma direta por secreções liberadas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. As partículas virais podem permanecer suspensas no ar por várias horas, o que aumenta o poder de contágio.

“Precisamos manter a nossa vigilância em saúde atenta, focada, e reforçar a vacinação, não apenas de crianças, mas também adolescentes e adultos, para não deixar que o vírus do sarampo volte a circular no Paraná”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa já está intensificando a vacinação, principalmente nos municípios que fazem divisa com São Paulo, imunizando especialmente trabalhadores de postos de combustíveis, hotéis e outros serviços que possuem contato direto com pessoas do estado vizinho.

Além disso, a secretaria também solicitou mais vacinas ao Ministério da Saúde para definir novos esquemas de atuação. “Queremos imunizar todas as pessoas que tenham tomado a vacina há mais de dez anos, para reforçar essa vacinação e garantir que os paranaenses fiquem protegidos”, acrescentou o secretário.

VACINA – Os imunizantes contra o sarampo são a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (inclui varicela), ambos oferecidos gratuitamente pelo SUS. A tríplice viral é indicada para pessoas de 12 meses a 59 anos, e a tetraviral para crianças de 15 meses.

O esquema vacinal prevê duas doses até os 29 anos e uma dose entre 30 e 59 anos. Profissionais de saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses. No Paraná, a cobertura da tríplice viral atingiu 100% na primeira dose e 88,13% na segunda no último ano. Em 2025, os índices são de 110% e 75%, respectivamente.

A vacinação contra o sarampo será reforçada no Dia D de Multivacinação em 10 de maio, além de estar sendo realizada durante a campanha de vacinação nas escolas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

RECOMENDAÇÕES – A Sesa orienta os municípios a intensificarem a busca de pessoas de 12 meses a 59 anos com vacinação pendente ou incompleta para atualização conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Todas as cidades possuem doses disponíveis para imunização.

Para que seja feita a investigação dos casos e identificação dos contatos para adoção das medidas de prevenção e controle, os profissionais de saúde da rede pública e privada devem estar atentos à identificação precoce de casos suspeitos, garantindo a coleta adequada de amostras para exames laboratoriais e notificar imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde, Regionais de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

SINTOMAS – Os sintomas mais comuns do sarampo são febre alta, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se em seguida pelo corpo) seguidos de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Outros sintomas, como dor de cabeça, indisposição e diarreia, também podem ocorrer. Como não há tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento ao aparecimento desses sinais. Os pacientes devem permanecer em isolamento domiciliar ou hospitalar por cinco dias após o surgimento das manchas vermelhas no corpo.

Com R$ 36 bilhões em obras, contratos dos lotes 3 e 6 das rodovias paranaenses são assinados

Mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais que cortam as regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí, Norte, Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Paraná receberão R$ 36 bilhões em novas obras de ampliação e melhorias. Eles integram os lotes 3 e 6 do novo pacote de concessões rodoviárias, cujos contratos foram assinados nesta segunda-feira (28) pelo Governo do Estado, Governo Federal, ANTT e as concessionárias vencedoras do leilão, em Brasília.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que participou da assinatura, o avanço do pacote de concessões rodoviárias é o reflexo de uma estratégia de longo prazo do Governo do Estado em aproveitar duas das principais vocações do Paraná: a sua capacidade de produção de alimentos e a localização geográfica privilegiada. Ele lembrou que a prioridade dada a estes setores fez com que o Paraná registrasse o maior crescimento das atividades econômicas do Brasil em fevereiro deste ano, segundo dados do Banco Central.

“Esse crescimento econômico é fruto de um grande planejamento iniciado em 2019 que buscou aumentar o valor agregado da nossa produção agrícola por meio da industrialização, transformando o Estado no ‘supermercado do mundo’, e dos investimentos que estamos viabilizando na área de infraestrutura e logística, sobretudo com as novas concessões, que formam o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina”, afirmou o governador.

Ratinho Junior também defendeu o modelo de concessão, que uniu rodovias estaduais e federais dentro do mesmo pacote para atrair mais investidores qualificados para o certame. “Estamos entregando aos paranaenses um modelo de concessão transparente e justo, e que vai nos permitir avançar na consolidação do Paraná como a grande central logística da América do Sul, aproveitando o fato do Estado estar no centro geográfico de 70% do PIB do continente, sendo a ligação do Sul com o Sudeste, o Centro-Oeste, o Paraguai e a Argentina”, acrescentou.

Os dois contratos somam quase 600 quilômetros de duplicações, além de novos viadutos, trincheiras, contornos, terceiras faixas, áreas de escape e paradas de descanso. Os projetos incluem ainda ciclovias, passarelas para pedestres e câmeras com tecnologia para reconhecimento de placas, detecção automática de incidentes, sistema de pesagem automático e monitoramento meteorológico.

Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o modelo adotado na elaboração dos leilões das rodovias paranaenses é um exemplo que deve ser seguido por outros estados. “Essa parceria entre os governos do Paraná e do Brasil deu certo e não tenho dúvidas que alavancará vários setores da economia, da agricultura à indústria. O Estado do Paraná, por meio de suas políticas próprias e de parcerias com o governo federal, está pilotando uma agenda que pode servir de exemplo para outros estados que precisam impulsionar o desenvolvimento”, declarou.

Guilherem Theo Sampaio, que é diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável pela condução dos leilões e fiscalização dos contratos, destacou as vantagens dos modelos de contratos assinados. “Apenas estes dois contratos simbolizam mais de R$ 30 milhões de investimentos apenas em melhoras melhorias da malha rodoviárias, mas mais do que isso, eles permitem estabilidade, previsibilidade e segurança tanto para as concessionárias quanto para quem pretende investir no Paraná”, disse.

PRÓXIMOS PASSOS – O prazo de concessão começará a contar a partir da Data da Assunção, caracterizada pela assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens, o que está previsto para acontecer em até 30 dias. A partir deste momento, o sistema rodoviário e os bens serão transferidos às concessionárias mediante a assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens entre as concessionárias, o DER, o DNIT e a ANTT.

A expectativa é de que os primeiros serviços de recuperação das rodovias comecem a ser executados já no início da vigência dos contratos.

As duas concessionárias já trabalham nas estruturas onde funcionarão as futuras praças de pedágio, mas a cobrança só poderá ser iniciada após a expedição, pela ANTT, de um Termo de Vistoria atestando a capacidade da concessionária para a operação e de uma resolução autorizando a cobrança nas praças de pedágio existentes. Após a autorização, as concessionárias também terão um período de dez dias para realizar ampla divulgação dos valores e descontos aplicáveis.

LOTE 3 – Com cerca de 570 quilômetros de extensão, o Lote 3 será gerido pelo Grupo Motiva (antiga CCR S.A), que venceu o leilão ao apresentar um desconto de 26,6% em relação à tarifa de referência. Ele integra o chamado Corredor Norte, que conecta o interior do Paraná ao Porto de Paranaguá, além de integrar o Estado com Santa Catarina e São Paulo.

O contrato receberá R$ 16 bilhões em investimentos para duplicações, faixas adicionais nas rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. As rodovias atravessam 22 municípios: Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.

Estão previstos 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais. Entre as novidades, estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376 e com 13,8 quilômetros de extensão. A região também será contemplada com o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.

Já Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai ganhar dois novos contornos: o Contorno Norte, com 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão.

Outra obra emblemática é a área de escape que será construída na altura do km 305 da BR-376 para reduzir riscos de acidentes, sobretudo de veículos pesado, a motoristas que descem a Serra do Cadeado, em Mauá da Serra.

LOTE 6 – Arrematado pelo Grupo EPR, o lote 6 é o maior projeto rodoviário do pacote de concessões rodoviárias paranaense. Ele receberá R$ 20,2 bilhões para obras ao de duplicações em 70% dos trechos das rodovias, além de faixas adicionais, vias marginais e contornos ao longo de 662,1 quilômetros. Do valor total, R$ 12,9 bilhões serão destinados para grandes obras (Capex) e R$ 7,3 bilhões em manutenção (Opex).

Com a sua contratação, todo o eixo da BR-277, que liga a região Oeste, nas fronteiras com o Paraguai e Argentina, ao Porto de Paranaguá passa a estar sob concessão. Isso porque os dois primeiros lotes que já foram concedidos contemplam os outros trechos da rodovia, na região Central, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. Além disso, ele coloca o Sudoeste no mapa das concessões paranaenses.

O lote inclui trechos das BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Eles passam por 32 municípios e possuem nove praças de pedágio, que ficarão localizadas nos municípios de Lindoeste, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçú, Ampére e Pato Branco.

As rodovias ainda atravessam os municípios de Guarapuava, Cantagalo, Virmond, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Matelândia, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.Entre as intervenções que o Grupo EPR deverá tirar do papel estão 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277, mas também na PR-182, no Sudoeste. A concessão vai de Cascavel até Pato Branco, onde se encontrará com o projeto de revitalização em concreto executado pelo Governo do Estado, de Pato Branco ao Trevo do Horizonte, em General Carneiro.

Também estão previstas a construção do Contorno de Marmeleiro, que fará a ligação da PRC-280 à PR-180, com quase 7 quilômetros, e do Contorno de Lindoeste, com 6,8 km de extensão.

CONCESSÕES – Com os lotes 3 e 6, o Paraná conta agora com quatro dois seis lotes do pacote de concessões já delegados à iniciativa. A conclusão das concessões deverá acontecer ainda em 2026 com os lotes 4 e 5 previstos para serem leiloados em setembro, em evento público na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Os dois últimos trechos somam 1.058 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste, Centro-oeste, Noroeste e Norte Pioneiro do Estado.

O lote 1 é operado pelo Grupo Pátria, que arrematou o trecho em um leilão em agosto de 2023. A concessionária deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.

Já o lote 2 foi leiloado em setembro de 2023 e teve como vencedor o Grupo EPR, o mesmo que irá gerir o lote 6. O investimento nele será de R$ 10,8 bilhões, com obras nas rodovias BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destas de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 60 bilhões durante as três décadas de contrato.

PRESENÇAS – Também participaram da assinatura o vice-governador Darci Piana, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes; Saúde, Beto Preto; Comunicação, Cleber Mata; o presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri; o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Fabrício Galvão; o diretor-presidente da EPR Rodovias, José Carlos Cassanig; o diretor-presidente do Grupo Motiva/CCR, Eduardo Camargo; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o presidente da Faciap, Fernando Morais; e o presidente da Fetranspar, Sérgio Luiz Malucelli.

Paranaprevidência: beneficiários devem atualizar dados para evitar bloqueio de pagamentos

Dos pouco mais de 135 mil aposentados e pensionistas da Paranaprevidência, 116 mil devem fazer o recadastramento obrigatório neste ano. O processo, que começou em janeiro, já totalizou mais de 68 mil recadastramentos realizados. Faltam ainda quase 48 mil beneficiários para atualizar suas informações.

Mesmo considerando positivo o resultado obtido até agora, a instituição alerta para o bloqueio de pagamentos dos beneficiários que não fizerem o recadastramento de acordo com o cronograma que, neste ano, tem como data limite o mês de aniversário dos aposentados e pensionistas.

De acordo com o diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, entre os meses de fevereiro e março foram bloqueados pouco mais de 2,2 mil pagamentos. “Normalmente, quando percebem que o pagamento não foi creditado na conta, os aposentados e pensionistas nos procuram para realizar o recadastramento e regularizar sua situação”, explica ele. “Mesmo assim, o ideal para nós é que todos façam a atualização de seus dados dentro do prazo, para evitar problemas”, completa.

PRAZO – O recadastramento deste ano pode ser feito até o último dia do mês de nascimento do beneficiário. Assim, é importante ficar atento para não exceder este limite.

Vidigal ressalta que a adoção deste modelo visa facilitar a atualização do cadastro pelos beneficiários. “Percebemos em 2023, quando realizamos o recadastramento anterior, que estender a todos o prazo até o dia 31 de dezembro implica em um maior número de aposentados e pensionistas deixando para a última hora”, afirma.

Ele reforça, ainda, que o calendário de aniversário não impede que todos os beneficiários façam o recadastramento com antecedência. “Os números positivos que temos até agora demonstram justamente isso, que os beneficiários estão nos procurando antes do mês do aniversário, com antecedência, para ficar em dia com as suas obrigações”, completa.

O diretor-presidente explica que, a exemplo do anterior, o recadastramento deste ano é feito em formato digital, o que desobriga o comparecimento presencial à Instituição ou aos postos de atendimento em todo o Estado. “O nosso aplicativo e o nosso site são maneiras seguras para que os beneficiários atualizem suas informações com agilidade”, declara.

O aplicativo da Paraprevidência está disponível nas lojas Google Play (para Android) ou Apple Store (para IOS). O beneficiário deve, munido do CPF e da senha de acesso, proceder conforme as orientações que aparecerem na tela.

Outra forma de fazer o recadastramento é por meio do Portal da Paranaprevidência, na Área do Beneficiário. Neste mesmo endereço é possível conferir o calendário do recadastramento de 2025.

Caso não lembre ou não tenha a senha, poderá redefini-la no próprio aplicativo. Após digitar o CPF, basta clicar no link em azul “Recuperar/Alterar senha”. O beneficiário receberá um e-mail ou uma mensagem em SMS com orientações para redefinição.

EXCEÇÃO – A exceção ao recadastramento fica por conta dos pensionistas universitários. Neste caso o procedimento também é feito exclusivamente no formato digital, mas duas vezes ao ano: em abril e agosto. Os períodos correspondem, respectivamente, ao primeiro e ao segundo semestre acadêmicos.

As informações acerca do recadastramento de pensionistas universitários estão no site Paranaprevidência, na área de Recadastramento, e no portal da Educação Previdenciária, na área de Beneficiários