19.4 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Novo site do Fala Curitiba facilita participação da população pela internet

Quem for participar da votação do programa Fala Curitiba pelo site terá uma agradável surpresa com a reformulação completa que foi realizada na ferramenta.

A Prefeitura criou um novo sistema na internet para participação popular com o objetivo de facilitar o acesso dos curitibanos que desejam apontar as prioridades da sua região. Além de melhor visual, o novo site tem mais funcionalidade e traz uma experiência mais agradável para o usuário. 


Mais prático

“O Fala Curitiba na internet ficou muito mais prático porque unificou todo o programa em um só domínio. Lá, o cidadão pode votar, ver as solicitações que foram contempladas, as sugestões já implantadas e o calendário das reuniões presenciais”, citou Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), responsável pelo programa.

As prioridades também continuam sendo colhidas pela equipes do Fala Curitiba Móvel, veículo que percorre os bairros da cidade, e nas reuniões presenciais nas dez regionais administrativas, que começam no dia 15 de maio.

Desde abril, estão acontecendo as consultas específicas para a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde as prioridades da população para o orçamento 2024 devem ser detalhadas.

“O novo site do Fala Curitiba é um incentivo a mais para ampliar a participação do cidadão para sugerir melhorias para a cidade onde vive”, acredita Matschinske.


Agilidade

De acordo com o diretor de Inovação e Inteligência de Dados da Secretaria Municipal da Comunicação Social, Thiago André Costa, a mudança foi feita em três meses e foi possível realizá-la em um curto espaço de tempo graças à uma ferramenta para construir sites criada em parceria com o Instituto de Cidades Inteligentes (ICI).

O programa possibilita a manutenção constante dos sites, que são construídos com a identidade da Prefeitura de Curitiba.
“Existe a padronização da identidade, o que evita os golpes constantes que acontecem no universo virtual”, ponderou Thiago.

No computador ou celular

O novo site do Fala Curitiba é responsivo, pode ser visualizado em diferentes plataformas como computadores de mesa, celulares e outros.

O site dá acesso às votações, ao calendário das reuniões presenciais com os respectivos endereços, ao resultado das votações, a quais solicitações foram acatadas e também às que foram rejeitadas, apontando o motivo pelos quais não foram aceitas.

Também mostra as sugestões que já foram implantadas, as edições anteriores do Fala Curitiba, notícias e vídeos sobre as ações do programa. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS