25.1 C
Curitiba
domingo, 21 abril 2024

Oficina de Música de Curitiba apresenta spirituals e um pouco dos musicais da Broadway

A edição especial de inverno da 40ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece de 25 de junho a 9 de julho, terá como principais atrações os cursos inéditos de teatro musical e os concertos inspirados nos musicais da Broadway. Trechos marcantes de O Fantasma da Ópera, Os Miseráveis, A Bela e a Fera e Mary Poppins permeiam as apresentações e as aulas com Andrezza Massei e Saulo Vasconcelos, atores e cantores brasileiros que estrelaram as versões brasileiras dos musicais em São Paulo.

Entre os cursos, também está o de Diane White-Clayton, compositora, maestrina, soprano e pianista norte-americana que trará pela primeira vez à Oficina o gênero musical spirituals, canto religioso cristão dos negros escravizados nos Estados Unidos.

Outra novidade é o Duo Siqueira Lima, formado pelos violonistas Cecília Siqueira e Fernando de Lima, que darão curso de violão.

Prestigiado pianista brasileiro da nova geração Cristian Budu está de volta para o concerto de abertura da Oficina e para a realização de masterclass de piano.

Teatro musical

O programa do curso de teatro musical engloba preparação vocal, expressão corporal, dança e coreografia, fundamentos de técnica vocal e montagem de cenas musicais.

Andrezza Massei, ganhadora de importantes premiações nacionais como melhor atriz em musicais, e Saulo Vasconcelos, referência do gênero no Brasil, com participações em cinco dos dez maiores espetáculos de todos os tempos, vão orientar os cursos ao lado de Jorge Godoy e Lucas Nunes, que atuam em produções do Rio de Janeiro e São Paulo, e da paranaense Débora Bergamo, que será assistente de direção.

A turma passará por todos esses estágios, cujas aulas acontecem no Memorial de Curitiba, no Solar da Cultura e na Casa Hoffmann, todos no bairro São Francisco. O resultado será uma apresentação pública de cenas musicais das famosas produções da Broadway, no pequeno auditório do Teatro Guaíra, ao final da Oficina.

Spiritual 

A americana Diane White-Clayton vai orientar dois workshops de spirituals, gênero de canção que teve origem com a prática evangelizadora nos Estados Unidos, entre 1740 e final do século 10, em especial especial nas igrejas afro-americanas do extremo Sul dos Estados Unidos.

No primeiro, os alunos vão conhecer o gênero e os arranjos utilizados nas canções e no segundo, se dedicar à preparação de algumas obras do repertório para coro que serão apresentadas no encerramento da Semana de Canto Coral.

Diane é ex-diretora artística do famoso Albert McNeil Jubilee Singers, um coro especializado em spiritual. Atualmente, integra o corpo docente de música da Ucla (Universidade da Califórnia) e trabalha como consultora vocal no Disney Performing Arts Conservatory, na Califórnia (EUA). Como artista gospel e clássica, faz concertos nos Estados Unidos e Europa.

As aulas com a vocalista americana acontecem na Capela Santa Maria e na Capela dos Fundadores do Memorial de Curitiba. Para os participantes, será uma oportunidade única para aprender e aprofundar o conhecimento sobre a rica tradição dos spirituals nas comunidades afro-americanas. Os workshops permitirão um mergulho nas raízes e no significado das canções e a forma de interpretação e performance deste gênero musical.

Piano e violão

Masterclasses de piano e de violão para estudantes de música em estágio avançado estão no programa de cursos da Oficina. A prática de piano será com o jovem Cristian Budu, considerado um expoente de sua geração. Brasileiro de origem romena, ele venceu diversos concursos nacionais e também o 25º Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, na Suíça, o que foi considerado pelos críticos a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos.

O curso de violão conta com os ensinamentos do duo Siqueira Lima, que participa da Oficina de Música de Curitiba pela primeira vez. A uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando de Lima estão juntos desde 2002. Eles se tornaram um dos principais duos de violão da atualidade, com atuações em grande festivais e apresentações em teatros de mais de 20 países da América do Sul, Estados Unidos, Europa e África. A dupla gravou três discos, com repertório de música brasileira e obras especialmente compostas para os dois.

Serviço: 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno

De 25 de junho a 9 de julho de 2023
Informações e inscrições pelo site (oficinademusica.curitiba.pr.gov.br)

A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar – Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS