23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Para o bem-estar da vida humana

Você já reparou em quantas pichações existem pela cidade? E calçadas, já percebeu a quantidade de buracos e defeitos que existem nelas? Às vezes, essas coisas passam despercebidas por nossos olhos, como se não existissem, mas existem e em grande número. As diversas pichações poluem o ambiente, desvalorizam imóveis e estabelecimentos e tornam a região mais perigosa. Os buracos, além de feios, oferecem perigo aos pedestres, fazendo com que tropecem e sofram acidentes indesejáveis.

 Muita gente acha que o reparo desses problemas é dever somente da prefeitura, o que não é verdade. Cuidar do meio urbano é tarefa de todos os cidadãos. E foi dessa lacuna que, no ano de 2000, nasceu a ACGB (Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil), a partir de uma iniciativa privada de empresas que atuam na área condominial e tem como objetivo garantir o bem-estar da cidade e da população. 

     Para isso, a associação desenvolveu diversos projetos ao longo desses 17 anos, dentre eles:

– Zelador da Vizinhança: Nesse projeto, uma equipe de onze zeladores trabalha removendo pichações de muros, portas, fachadas e caixas telefônicas. Além disso, também fazem o plantio e a poda de flores e arbustos nas praças e áreas centrais da cidade, tudo para deixar Curitiba mais limpa e harmoniosa.  

Trabalho dos zeladores urbanos – ANTES

 

Trabalho dos zeladores urbanos – DEPOIS.

 

– Passeio Nota 10: Consiste no trabalho de dois calceteiros que realizam diariamente a manutenção das calçadas, através de pequenos reparos, para garantir a segurança de quem transita por elas.

Trabalho dos calceteiros

 

– Alpinistas Urbanos: Além de todo esse time, a associação ainda conta com dois alpinistas especializados, que fazem a remoção de pichações em locais acima de 3 metros de altura, desde fachadas até edifícios.

Trabalho dos alpinistas urbanos

*Todos os profissionais são contratados dentro das normas da CLT com todos os direitos trabalhistas assegurados.

A 7ª Edição do Projeto Poesia em Cores foi realizada em parceria com as Tintas Coral em Tudo de Cor para você e o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. Foi colorido os pinheiros de Geraldo Magela, pintando os ipês de Rita Maria Kalinovski, espalhando os cataventos de Malú Prado e alcançando as flores de Adélia Maria Woellner. Local: R: João Negrão, N° 1517 – Entre as Av: Getúlio Vargas e R: Engenheiros Rebouças

Toda a atividade desenvolvida é gratuita, não visa lucro financeiro, pois são movidos pelo simples propósito de melhorar a vida na cidade, a tornando menos vandalizada e degradada. Mas esse objetivo apenas será alcançado quando todos fizerem sua parte, afinal, a cidade é de todos. Só quando o cidadão compreende seu papel de formador, mantenedor e transformador do ambiente em que vive é que consegue exercer verdadeiramente seus deveres e direitos.

            É isso que a ACGB propõe como meta de responsabilidade social e espera da conduta de seus colaboradores, ou seja, um comprometimento real com a causa social, que vise não mais que uma consciência de cidadania em todos os curitibanos.

A associação é aberta a visitas, fica localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1400, no bairro Rebouças. Número de telefone: (41) 3223-7708.

E-mail: coordenação@acgb.com.br  ou www.facebook.com/acgbvidaurbana

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS