14.9 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Paraná recebe o Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol

O Paraná é sede do Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol, que começou nesta segunda-feira (25) e segue até domingo, 1º de maio. As partidas são disputadas em Foz do Iguaçu (Oeste) e contam com delegações dos 26 estados além do Distrito Federal, reunindo mais de 800 atletas e profissionais ligados à modalidade, de todo o país. A expectativa é de, além de incentivar o esporte, o evento também movimente o setor turístico de Foz e região.

O campeonato conta com o apoio do Governo do Estado, através da Superintendência Geral do Esporte, e da prefeitura de Foz do Iguaçu. A realização é da Confederação Brasileira do Desporto Escolar e a Federação do Desporto Escolar do Paraná.

O Campeonato tem novidade no que se refere às condições de competição. Os jogos são realizados no Centro de Convenções do Hotel Rafain, além das quadras esportivas do Ginásio Costa Cavalcanti, Ginásio Esportivo Ronaldo Schmidel Nunes e Associação Atlética Banco do Brasil, espaços reconhecidos na região por sua capacidade de público e infraestrutura considerada excelente.

A entrada para o público é gratuita. Os horários dos jogos serão divulgados com antecedência nas redes sociais da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Federação do Desporto Escolar (FDE-PR) E Superintendência do Esporte do Paraná. As competições são transmitidas pelo YouTube da CBDE.

COOPERAÇÃO – Clesio Prado, coordenador técnico da CBDE, atribui a importância do envolvimento das instituições na organização geral dos eventos. “A cooperação entre a CBDE, Federação do Desporto Escolar do Paraná, Superintendência do Esporte e secretaria do esporte de Foz do Iguaçu evidencia a importância desse evento, pois oportuniza o acesso à competições de grande porte tanto para os alunos atletas e professores quanto para a comunidade esportiva paranaense, que insere este evento ao calendário esportivo do Estado”, disse ele.

Para Robson Aguiar, vice-presidente da CBDE e Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF), o sucesso do evento se dá pela valorização esportiva no Paraná. ” É muito importante percebermos o cuidado e a importância que o Governo do Estado e a prefeitura têm para sediar o campeonato. Afinal, receberemos delegações de todos os estados brasileiros, movimentando a cidade como um todo. Ver o poder público em cooperação com CBDE, Federação do Esporte Escolar do Paraná é sem dúvidas o melhor caminho para o andamento para o sucesso do evento”, afirma.

TURISMO – Além de fomentar o esporte, eventos como o Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol agem como indutores do turismo em Foz do Iguaçu e região, segundo o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “Campeonatos deste porte mobilizam pessoas de outras cidades e países. Como Foz do Iguaçu é uma cidade mundialmente reconhecida por seu potencial turístico, os visitantes serão bem recebidos e movimentarão a economia local, usufruindo dos serviços de hotelaria, restaurantes e atratividades da região”, diz Wirbiski

Durante o Campeonato, as delegações confirmadas terão a oportunidade de conhecer melhor Foz do Iguaçu. Os atletas poderão visitar os pontos turísticos da cidade, como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras, Itaipu Binacional.

O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, ressalta o apoio ao evento. “Foz do Iguaçu é uma cidade grande e bem estruturada, onde todos os setores estão preparados e dispostos a atender o visitante. Estamos animados e ansiosos para recebermos o campeonato”, relata.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS