A partir desta sexta-feira (19), motoristas que trafegam pela BR-116 vão pagar mais caro nas praças de pedágio localizadas em Fazenda Rio Grande (PR), Rio Negro (PR), Monte Castelo (SC), Santa Cecília (SC) e Correia Pinto (SC). O valor da tarifa passa a ser de R$ 8,70.
O reajuste, de R$ 0,30, foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (15). O trecho liga os estados do Paraná e de Santa Catarina, passando por Curitiba, e é administrado pela concessionária Arteris Planalto Sul.
O contrato de concessão, firmado em 2008 entre a empresa e a União, prevê reajustes anuais. Segundo a Arteris Planalto Sul, a atualização da tarifa considera as revisões contratuais necessárias para manter o equilíbrio econômico-financeiro, além da correção inflacionária baseada no IPCA, que teve variação positiva de 4,46%.
Praças com reajuste
O aumento vale para as seguintes praças de pedágio:
- P1 – Km 134, entre Fazenda Rio Grande (PR) e Mandirituba (PR)
- P2 – Km 204, entre Rio Negro (PR) e Campo do Tenente (PR)
- P3 – Km 82, em Monte Castelo (SC)
- P4 – Km 82, em Santa Cecília (SC)
- P5 – Km 233, em Correia Pinto (SC)
As tarifas variam conforme a categoria do veículo, conforme tabela divulgada pela ANTT.
Formas de pagamento
Nas cinco praças, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou com cartão de débito por aproximação. De acordo com a concessionária, os valores arrecadados são utilizados para custear serviços como atendimento pré-hospitalar, assistência mecânica e o monitoramento da rodovia.


