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terça-feira, 12 novembro 2024

Pesquisadores voltam a fazer levantamento diário de preços nos mercados

A equipe de pesquisadores da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional recomeçou, nesta segunda-feira (1/2), a rotina de pesquisas de preços dos produtos de alimentação, higiene e limpeza, carnes, frutas, legumes e verduras em 18 mercados de médio e de grande porte da cidade.

Nesta segunda-feira (1/2), a verificação foi feita em estabelecimentos dos bairros Xaxim, Bigorrilho, Boa Vista, Barreirinha e São Braz. A pesquisa estava suspensa desde março do ano passado, devido à pandemia pelo novo coronavírus.

A partir de agora, o levantamento de preços será feito em 700 itens, mais que o dobro do que era pesquisado até 2020, cerca de 300 produtos.

“Ampliamos o trabalho dos pesquisadores porque comparar preços é uma das melhores formas que nós, consumidores, temos para fazer escolhas adequadas e proteger o orçamento da família. As possibilidades são muitas, mas temos que saber comprar para economizar”, alerta o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

Clique Economia Alimentar

Nos próximos dias, os curitibanos poderão contar com o novo portal do serviço da Prefeitura de Curitiba, que é gratuito. O site do Clique Economia Alimentar substituirá o do tradicional Disque Economia.

Entre as funcionalidades, o usuário poderá comparar preços conforme a região onde mora. O novo portal é mais moderno e mais prático e permite facilmente a navegação de qualquer dispositivo, seja computador, tablet ou celular.

Na avaliação da gerente do setor de Estatística e Análise da Secretaria, Simone Roque, o serviço criado há 27 anos passou por uma evolução. Além da quantidade de produtos pesquisados, que é bem maior agora, pesquisadores e consumidores usam a tecnologia.

“Hoje, nossos pesquisadores utilizam tablet, o levantamento está totalmente informatizado. Antes fazíamos o atendimento por telefone, informando produto a produto”, lembra ela. “Agora o curitibano contará sempre com a informação atualizada, de acordo com o que encontramos na gôndola do mercado, presencialmente”, explica Simone, que coordena a equipe de nove pesquisadores.

Ela informa ainda que as pesquisas de produtos sazonais como os de Páscoa, Natal, entre outros, também serão mantidas.

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EDIÇÃO IMPRESSA Nº 123 | SETEMBRO/2024

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