18.2 C
Curitiba
segunda-feira, 24 junho 2024

Piscina da Praça Oswaldo Cruz é batizada com o nome de Berek Krieger, grande nome da natação

Nesta quarta-feira (21/6), o prefeito Rafael Greca, acompanhado pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel e pelo padrinho da natação de Curitiba, o campeão paralímpico Daniel Dias, homenagearam o grande incentivador da modalidade em Curitiba, Berek Krieger, batizando a piscina da Praça Oswaldo Cruz com seu nome.

A homenagem foi uma proposição do vereador curitibano Herivelto Oliveira para que o legado de Krieger seja preservado e o seu perpetuado na cidade onde nasceu.

Berek Krieger foi um grande incentivador da natação no Paraná e no Brasil, sendo o criador do Troféu José Finkel, principal e mais longevo campeonato da natação brasileira. Além disso, fundou o Clube do Golfinho de Natação e tinha a sua escola de natação.

“É com imensa alegria que dedicamos o nome desta tão importante piscina Curitiba ao eterno Berek Krieger. Ele foi o grande entusiasta deste esporte em nossa cidade e em nosso estado, por isso é mais do que merecida esta bela homenagem a este curitibano valoroso”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Os filhos de Berek, Thalma, Ilana e Joel Kriger, compareceran à homenagem. “A natação de Curitiba deve muito a ele que foi um dos responsáveis por mudar o perfil do esporte. Berek ajudou no desenvolvimento da modalidade, trazendo técnicos de fora, criando campeonatos e clubes de natação e deixando um legado muito grande para o esporte. Nós agradecemos muito esta homenagem tão bonita”, disse Joel, que além de filho de Berek é alpinista e aos 68 anos conquistou o monte Everest, no Nepal. Joel foi o brasileiro mais velho a alcançar o topo da montanha de 8.848 metros.

Nadando com Daniel Dias

O evento também marcou a abertura oficial do Programa Nadando com Daniel Dias da Prefeitura de Curitiba. Estão abertas inscrições para 192 vagas de natação para crianças e adolescentes (7 a 17 anos) com deficiência em seis regionais de Curitiba, em parceria com Instituto Daniel Dias, fundado pelo maior medalhista paralímpico brasileiro.

O programa Nadando com Daniel Dias cria nas regionais Bairro Novo, Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, Santa Felicidade e Matriz 32 novas vagas: oito vagas para pessoas com deficiência intelectual; quatro para pessoas com deficiência visual; quatro para pessoas com deficiência auditiva; oito para pessoas com autismo, e oito para pessoas com deficiência física.

O plano foi criado para atender pessoas que apresentem deficiência de forma permanente. A ideia é usar a natação como instrumento para aprimorar os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com isso, auxiliar no desenvolvimento geral dos alunos.

“O que buscamos é impactar vidas para que haja maior inclusão dessas pessoas na sociedade. Além de promover o bem-estar, queremos proporcionar a oportunidade de socialização, bem como a assimilação de valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe, entre outros”, explicou Daniel.

Daniel Dias é o maior medalhista paralímpico brasileiro, com 27 medalhas em paralimpíadas, sendo 14 ouros, sete pratas e seis bronzes. Daniel ainda tem no currículo outros 40 pódios em campeonatos mundiais, sendo campeão em 31 deles, além de 33 ouros em Jogos Parapan-americanos.

Cabe lembrar que crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas têm preferência. Todos os participantes receberão uniformes para a prática esportiva, além de serem orientados por profissionais devidamente capacitados.

As inscrições podem ser feitas pelo portal Curitiba em Movimento e é obrigatória a apresentação de diagnóstico trastorno ou deficiência no momento da avaliação.

Presenças

Também estiveram presentes no evento o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior; a secretária municipal de Eduacação, Maria Silvia Bacila; Pelipe Braga Cortes coordenador da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência;  o administrador regional do Portão, Gerson Gunha; o assessor de articulação política, Lucas Navarro, o vereador de Curitiba, Herivelto Oliveira e o atleta olímpico de Triathlon Juraci Moreira.   

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS