19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Polícia Militar do Paraná inicia comemorações pelos 162 anos

A Polícia Militar do Paraná abre nesta sexta-feira (29) as comemorações pelo aniversário de 162 anos, a serem completados em 10 de agosto. Haverá uma série de eventos com a participação da população, durante todo o mês de agosto, com atividades culturais, sociais, comunitárias, lúdicas, esportivas e homenagens a policiais e bombeiros militares. Além do tradicional Desfile Militar, a programação inclui exposições, passeios ciclísticos e motociclístico, corridas, campanha de doação de sangue e outras ações que visam a integração com a comunidade.

“É uma data festiva importante para a PM do Paraná, que chega aos 162 anos como corporação imprescindível para a sociedade. Convidamos todos os militares da ativa e da reserva e, principalmente, a comunidade paranaense para participar dos diversos eventos sociais, cívicos e militares, em todas as regiões do Estado”, diz o comandante-geral, coronel Maurício Tortato. “Procuramos fazer atividades para todos os públicos, em datas e horários diferentes, para facilitar a participação da população. Queremos celebrar com alegria a existência de uma corporação feita por homens e mulheres que verdadeiramente dedicam sua vida à defesa da nossa sociedade”, afirma.

Em 162 anos, ressalta o comandante-geral, a Polícia Militar do Paraná conquistou marcos importantes, acompanhou a evolução da sociedade e do avanço da tecnologia em favor da segurança pública. “O aperfeiçoamento técnico dos profissionais, aliado à doutrina do policiamento comunitário, reforçam o papel da corporação como órgão de apoio social e educacional aos cidadãos.”

FESTIVIDADES – As festividades começam com uma cerimônia de gala, às 20 horas desta sexta-feira, com um jantar dançante promovido pela Associação da Vila Militar (AVM), em parceria com a PM, no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba. Serão homenageadas as turmas de oficiais dos anos 1966, 1976 e 1986.

A partir de terça-feira (02.08) e até sábado (06), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) fará uma exposição com materiais, equipamentos e fardas usadas pelos integrantes de suas subunidades, para demonstrar como são feitas as ações de segurança pública. A mostra será no Shopping Estação, no Centro de Curitiba, e pode ser visitada das 10 às 22 horas.

Também haverá cerimônias religiosas. O culto em Ação de Graças será na segunda (01), às 19h30, na III Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Água Verde. Na quinta-feira (18) será celebrada missa na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, na Cidade Industrial de Curitiba, às 19 horas. A corporação receberá bençãos e as cerimônias contarão com a tradicional recepção dos cadetes da Escola Superior de Oficiais e com uma tropa representativa de todas as unidades da PM e do Corpo de Bombeiros.

BANDA – A Banda de Música da PM, que sempre nos aniversários da corporação se apresenta nos palcos do Teatro Guaíra com os sucessos da música mundial, neste ano terá repertório com canções sobre o tema Jogos Olímpicos. Haverá três concertos em Curitiba na terça, quarta e quinta-feira (02 a 04), às 20h30, além de uma apresentação interativa na Boca Maldita no dia 15 (quarta-feira), às 15 horas. O Interior do Paraná recebe a Banda da PM entre 23 e 28 agosto, nos municípios de Cruzeiro do Oeste, Cianorte, Umuarama, Paranavaí, Maringá e Marialva.

FORMATURAS – Ainda em agosto, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros realiza a formatura de praças e oficiais em cursos de aperfeiçoamento e especialização realizados neste ano. Na quinta-feira (04), às 9h30, no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), 28 sargentos de diversas unidades do Estado se formam no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). No sábado (06), será a vez dos oficiais que concluem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). A solenidade será no Canal da Música, no bairro Mercês, também na capital.

EDUCACIONAIS – A Polícia Militar sempre inova seu calendário de eventos festivos e promove, também, programas educacionais que visam resgatar os valores humanos e de cidadania. A partir de sexta-feira (05), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a corporação inicia o projeto “Polícia Militar na Escola”, no Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.

UNIDADES – Junto com o aniversário da corporação, unidades também festejam aniversário, como é o caso do Colégio da Polícia Militar (CPM), que completa 56 anos na sexta-feira (05), e comemora, às 19h30, na sede da unidade. Serão condecorados os alunos que tiveram destaque nos estudos em 2016 e homenageados ex-alunos, ex-professores e ex-integrantes do CPM.

FIM DE SEMANA – Para o primeiro fim de semana de agosto, a Polícia Militar reserva muitas atrações para a comunidade curitibana. No sábado (06), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fazem mais uma edição do Passeio Motociclístico com apoio de motoclubes e entusiastas do tema.

O HOG Harley Owners Group – Harley Davidson engajou-se no evento e reunirá dezenas de motociclistas. O passeio será na BR 277 sentido à Paranaguá, com destino à Festa dos Robalos. A concentração será a partir de 8h30 no Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba, com saída às 10h.

No domingo (07), o Parque Barigui será palco do “Domingo no Parque”, com demonstrações de equipamentos de unidades especializadas da PM – Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Haverá passeios a cavalo e em motos e viaturas, brincadeiras e atividades lúdicas para crianças e adultos. Todos estão convidados a participar.

PÚBLICO INTERNO – A programação de aniversário também inclui eventos para o público interno, como o 2º Torneio de Tiro Integração das Rondas Ostensivas Tático Móveis (Rotam), entre segunda-feira e sábado (08 a 13), às 9 horas, na sede do 17º Batalhão de Polícia Militar, em São José dos Pinhais.

MAIS ESPECIAL – O Desfile de 10 de Agosto é a cerimônia mais especial do calendário festivo e reunirá todo o alto escalão da corporação na Academia Policial Militar do Guatupê, também em São José dos Pinhais. O desfile começa às 10 horas e terá a participarão de autoridades civis e militares, além da comunidade.

O Dia dos Pais também fará parte das comemorações da Polícia Militar. O quartel do Comando-Geral da PM receberá os policiais militares, pais e filhos, para uma homenagem. O evento será no dia 12 de agosto, às 8 horas, durante o hasteamento da bandeira.

No sábado (13), o 3º Batalhão de Polícia Militar promove a 11ª edição do “Baile 3º BPM”, com o tradicional jantar e baile de gala. O baile começa às 20 horas no Clube Pinheiros, em Pato Branco, com a presença de autoridades civis da região, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

No mesmo fim de semana, a manhã de domingo (14) será movimentada com a 20ª edição da tradicional Prova Pedestre Coronel Sarmento, em Curitiba. Os percursos, de 10km e 5km, passarão pelas vias na região central da cidade.

NA ASSEMBLEIA – A Assembléia Legislativa do Paraná fará uma sessão solene no dia 16 de agosto, às 18h30, em homenagem aos 162 anos da Polícia Militar e aos 57 anos da Cruzada Social Cosme e Damião, instituição ligada à corporação, que promove apoio social aos militares estaduais. Haverá uma homenagem especial a militares estaduais, à atual presidente e ex-presidentes da entidade que se destacaram ao prestar solidariedade e auxílio ao próximo.

TERCEIRA SEMANA – As atividades prosseguem na terceira semana de agosto e outro cartão postal da cidade receberá a Polícia Militar para uma atividade integrada com a comunidade. A partir das 9 horas de sábado (20), o 20º Batalhão de Polícia Militar promove uma exposição de veículos e materiais no Jardim Botânico (Curitiba), juntamente com outras unidades especializadas da PM. Haverá música e diversão durante todo o dia. A ação se estenderá por toda a tarde.

Outras unidades farão exposição de equipamentos na Boca Maldita, também em Curitiba, no dia 24 de agosto. O Bope estará no local a partir das 14 horas e o Corpo de Bombeiros no dia seguinte, no mesmo horário. As pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre as atividades desses militares estaduais.

HOMENAGEM – A Polícia Militar também recordará seus ex-integrantes e fará uma homenagem especial aos policiais da reserva remunerada na quarta-feira (24), às 8 horas, na Academia Policial Militar do Guatupê. Os policiais militares da reserva participarão do hasteamento da bandeira e, em seguida, será servido um café da manhã especial para os convidados. Durante o evento três integrantes mais antigos da Polícia Militar receberão homenagem pelo empenho e dedicação em prol do bem estar e da segurança da população.

JANTAR E BAILE – Em Toledo (Oeste) o 19º Batalhão de Polícia Militar fará a terceira edição do Jantar e Baile do 19º BPM no Yara Country Club, às 20 horas de 27 de agosto (sábado). Os convidados serão recepcionados pelos cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê e pelos lanceiros do Regimento de Polícia Montada.

MAIS AÇÕES – Além desta programação, as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de todo o Estado promovem outras atividades como passeios ciclísticos, corridas, revitalizações de escolas, visitas à instituições carentes, campanhas de doação de sangue e outras ações que visam a integração entre a corporação e a comunidade.

A programação está nas unidades da PM de todas as regiões e serão divulgadas também no site da PM: www.pm.pr.gov.br.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS