Desde a última segunda-feira (11/7), o curitibano tem a chance de participar da escolha das prioridades da Lei Orçamentária Anual (LOA) para execução a partir de 2023 na cidade. A última etapa do programa de consultas públicas, o Fala Curitiba, conta com pontos itinerantes em todas as regionais, além de votação pela internet, por meio do site fala.curitiba.pr.gov.br.

Para o comerciante Thiago Dércio de Oliveira, de 30 anos, que trabalha próximo à praça Tito Schier, no Portão, a realização da votação é importante para resolver os maiores problemas no dia a dia do cidadão. “O diálogo direto com a Prefeitura, como estamos fazendo com o Fala Curitiba, é a forma mais eficiente de conquistar essas demandas”, explica ele, que considera a segurança um dos aspectos mais importantes da vida nas cidades. 

Quem também aproveitou para ajudar a escolher melhorias para a capital foi a aposentada Maria Alice Dias de Souza, de 69 anos, moradora do bairro Água Verde. “É uma forma de incentivar os cidadãos a se posicionarem sobre o que desejam ver melhorar, então é ótimo porque estão nos ouvindo diretamente”, acredita. “Sobre a minha regional, por exemplo, eu votei pela elevação próxima à escola São Luiz, que é um problema que merece atenção para melhorar a travessia de pedestres”, afirma.

As demandas estipuladas na fase anterior foram organizadas por Política Públicas e enviadas às secretarias correspondentes. Cerca de 30 solicitações por regional foram consideradas viáveis, depois de reuniões envolvendo as áreas, a Secretaria do Governo Municipal, o  Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e as administrações regionais.

A análise dos pedidos consistiu na deliberação de sua viabilidade técnica, legal e financeira, além de determinar se a demanda deve ser atendida pela Prefeitura de Curitiba. As respostas para as demandas que não entraram na votação final foram disponibilizadas no site do Fala Curitiba e em edital no dia da reunião presencial, nas regionais. Os cidadãos interessados poderão fazer a consulta.

Onde votar

Quem deseja participar, pode votar pela internet, acessando o site do Fala Curitiba, ou respondendo as fichas em papel que serão distribuídas pelas administrações regionais e nos pontos do Fala Móvel.  A programação do Fala Móvel pode ser conferida ao final deste link.

Desde 2017, o programa Fala Curitiba abre espaço para que a população possa ajudar a construir a LOA para o ano seguinte. Antes da Lei Orçamentária Anual, o cidadão participa também da preparação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), etapas que foram realizadas no primeiro semestre do ano.