19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Prefeito Rafael Greca abre a exposição “Esperança na Cidade”

Na tarde desta quinta-feira (7/12), o prefeito Rafael Greca abriu a exposição “Esperança na Cidade”, no mezanino do Memorial de Curitiba. A mostra, produzida pela AFD – Agência Francesa de Desenvolvimento, traz 36 imagens de seis cidades em três continentes. Curitiba é uma das cidades retratadas, ao lado de Santo Domingo (República Dominicana), Joanesburgo (África do Sul), Cochim (Índia), Medellín (Colômbia) e Fortaleza (Brasil).

“A exposição “Esperança na Cidade” mostra as fotografias de Curitiba e de outros lugares onde o trabalho da Agência provocou um melhor urbanismo. A Agência Francesa é a nossa parceira nas obras da Linha Verde, que estão concluindo sua terceira fase e também nos parques ao longo do Rio Barigui. A cidade é muito agradecida por isso”, explica o prefeito Rafael Greca.

O coordenador de etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer, destaca a importância de o Memorial receber a exposição. “O espaço se tornou o Pavilhão Étnico de Curitiba. Temos tentado fortalecer os vínculos com todas as etnias que formaram Curitiba, inclusive com os franceses que ajudaram a construir a nossa cidade e o Memorial de Curitiba é o lugar ideal para receber essa mostra”, explica.

A exposição foi montada para o Habitat III, conferência das Nações Unidas dedicada à construção da nova agenda urbana mundial, realizada em outubro de 2016. As imagens revelam os desafios e as soluções para o desenvolvimento urbano, em cidades com projetos apoiados pela AFD: da vitalidade de Cochim às cores de Medellín, do sorriso dos habitantes de Joanesburgo às brincadeiras das crianças de Santo Domingo, dos parques de Curitiba aos bairros populares de Fortaleza.

No Brasil, as duas cidades retratadas foram fotografadas pelos fotojornalistas Jorge Cardoso (Fortaleza) e Zuleika de Souza (Curitiba).

Participaram da abertura da mostra o diretor da Aliança Francesa, Bertrand Lacour, o Cônsul Honorário da França no Paraná, Nadir Bosch, o diretor da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento do Programa de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba (Utag), Paulo Soccher. Estiveram presentes também a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, o diretor de Ação Cultural da Fundação, Beto Lanza e demais coordenadores e funcionários da Fundação Cultural.

A AFD – A Agence Française de Développement (Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD) é uma instituição financeira pública que implementa a política definida pelo Governo francês, de combate à pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável. Presente em quatro continentes através de uma rede de 85 agências, a AFD financia e apoia projetos que visam melhorar as condições de vida para as populações, promover o crescimento econômico e proteger o planeta. Em 2016, a AFD desembolsou € 9,4 bilhões para financiar projetos nos países em desenvolvimento e em benefício de territórios ultramarinos.

Exposição de Mini presépios

Na tarde desta quinta-feira (7/12), o prefeito Rafael Greca também visitou a Exposição de Mini presépios que está aberta também no mezanino do Memorial. A mostra tem a curadoria de Ester Proveler, e é promovida pela Uniarte em parceria com a Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba. A exposição traz uma diversidade de mini presépios produzidos nos mais variados materiais como lâmpadas elétricas, palhas, madeiras, pinhões, prendedores de roupas e até em latinhas recicladas. Os minis presépios ficam em exposição até o dia 6 de janeiro de 2018.

Serviço:

Exposição “Esperança na Cidade”, da Agência Francesa de Desenvolvimento
Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico
Datas e horários: De 7 de dezembro a 10 de janeiro de 2018. De terça a sexta-feira, das 9h às12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS