21.7 C
Curitiba
terça-feira, 19 março 2024

Prefeitura analisa projeto da sede do Vale do Pinhão, no Rebouças

O projeto de instalação da sede do Vale do Pinhão e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação no Moinho Rebouças foi apresentado nesta quinta-feira (23) para o prefeito Rafael Greca.

O projeto de readequação do espaço do antigo Moinho Rebouças é feito pelo Ippuc em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, que atualmente está sediada no local, e a Agência Curitiba de Desenvolvimento, que vai se incorporar ao complexo de edificações.

O projeto do Vale do Pinhão contempla uma série de ações integradas de incentivo à tecnologia, criação de novas empresas e educação voltada à cultura da inovação.

O prefeito ressaltou o momento de inovação da cidade: “É hora de reprogramar a cidade, reprogramar a prefeitura, sair da ‘casinha’”, disse Greca.

O diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Tiago Francisco da Silva, apresentou um panorama da produção tecnológica em Curitiba. Hoje são mais de sete mil empresas de tecnologia na cidade, que geram 73 mil empregos. “Um dado importante é a média de funcionários dessas empresas, acima de 120 pessoas. O que mostra que são empresas maiores, estruturadas, consolidadas”, analisa Tiago.

Grande parte dessas empresas foi criada por ações de incentivo, como o Parque do Software e o Tecnoparque, projetos da década de 90, feitos na primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

Tiago destacou três importantes passos a serem seguidos: o crescimento do projeto, sua internacionalização e a aplicação da inovação resultante dele nas atividades da Prefeitura.

Por fim, ressaltou a grande procura de empresas locais e internacionais que querem ser parceiras do Vale do Pinhão, várias com carta de intenções assinadas; o calendário de eventos que conta com três grandes encontros no mês de março; e o cronograma de instalação no Engenho da Inovação nas próximas semanas.

Participaram da reunião o secretário da Comunicação e presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani; o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert; e os representantes da Assessoria de Informação e Tecnologia, Leandro Vergara e Helton Brandão, da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Augusto Munhoz da Rocha, do Ippuc, Lubomir Ficinski e Mauro Magnabosco, e da assessoria do prefeito, Cibele Fernandes Dias, Lucas Navarro, Cynthia Maia Batista e Mônica Santanna.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS