O Programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS), abre a programação de agosto com três novos cursos gratuitos, o de Auxiliar de Mecânica Industrial e Eletrônica Digital (para toda a população) e Auxiliar de Confecção (para atendidos pela FAS). Eles serão promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Durante todo o mês, programa vai oferecer 1.483 vagas em 31 diferentes cursos. Parte das vagas (435) serão restritas às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas pela FAS, entre elas pessoas em situação de rua. As demais são abertas à comunidade que pode fazer as inscrições pelo Portal Aprendere. A programação dos cursos pode ser acessada AQUI.
Dois novos cursos são abertos para toda a população. O de Auxiliar de Mecânica Industrial oferece dez vagas e terá uma carga de 160 horas, e o de Eletrônica Digital conta com 50 vagas e uma carga horária de 32 horas. As aulas serão realizadas na sede do Senai CIC, a partir do dia 14.
Já o curso de Auxiliar de Confecção terá duas turmas e é destinado apenas para as pessoas atendidas pela assistência social do município. As aulas começam no dia 7 e vão até 10 de outubro, no Senai – Campus da Indústria, no Jardim Botânico.
A diretora de Qualificação e Relações do Trabalho, Melissa Cristina Alves, explica que a implantação dos novos cursos atende a uma demanda e pode facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
Cuidador de Idosos
Em agosto, a FAS terá mais duas turmas para o curso de Cuidador de Idosos, sendo uma delas aberta para toda a comunidade e outra exclusiva para pessoas entendidas pela assistência social do município. O curso é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e oferta 50 vagas.
As aulas da turma aberta serão realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Barigui, na Regional CIC. A turma fechada terá aulas no Liceu de Ofícios Casa Klemtz. As aulas começam no próximo dia 14, nos períodos da manhã e tarde.
Várias opções
Durante todo o mês, a população poderá fazer ainda os cursos de desenvolvimento pessoal e profissional ofertados em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR). Os cursos são rápidos, de quatro horas.
São eles: Arduíno Básico, Atitudes Comportamentais e Empregabilidade, Autoconhecimento, Auxiliar Administrativo – Ênfase Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo – Financeiro/Contábil, Auxiliar Administrativo – Gestão de Documentos e Auxiliar Administrativo – Ênfase em Vendas.
E, ainda, Comunicação Interpessoal Assertiva, Comunicação Não Violenta, Educação Financeira, Empreendedorismo, Estratégia para Falar em Público, Excel Intermediário, Inclusão Digital, Informática Básica, Informática Intermediária, Inteligências Múltiplas no Sucesso Pessoal e Profissional, além de Marketing Digital – A Arte de se Relacionar Bem, Postura e Imagem Profissional, Projeto de Vida Pessoal e Profissional, Qualidade Profissional 5S e Trabalho em Equipe.