Um levantamento feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, aponta que Brasil produziu 2 milhões e 880 mil veículos entre janeiro e dezembro do ano passado. De acordo com o estudo, o crescimento foi de 6,7%, se comparado a 2017, quando foram produzidas quase 2 milhões e 700 mil unidades.
No entanto, se compararmos a produção de dezembro de 2017 com o mesmo mês em 2018, os números mostram queda de 16,8%. Além disso, no ano passado, 2 milhões e 566 mil veículos foram licenciados no país, o que significa um aumento de 14,6% se comparado ao ano anterior. Esse resultado engloba caminhões, ônibus e veículos leves.
De acordo com o presidente da Anfavea, Antônio Megale, um lado não muito positivo do levantamento foi o que diz respeito às exportações.
“No mês de dezembro, nós exportamos apenas 31 mil unidades, fechamos o ano com um número de exportação abaixo da nossa previsão, com 629,2 mil novas unidades, um pouco inferior a nossas projeções e, infelizmente, nosso principal mercado, que é a Argentina, tem apresentado alguma dificuldade e, com isso, as exportações caíram.”
A Anfavea espera que as vendas de veículos novos em todo o país cresçam 11,4% em 2019, com o licenciamento de mais de 2 milhões e 860 mil unidades.