23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Pronatec recebe inscrições até 18 de agosto

As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Oferta Voluntária estão abertas até 18 de agosto. Serão oferecidas 575 mil vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância de qualificação profissional. 

Os candidatos devem ter mais de 15 anos e podem se inscrever pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Os cursos têm duração de 160 horas e serão oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica. As aulas terão início a partir de 28 de agosto.

“Temos cursos nas áreas mais administrativas, nas mais operacionais, como para inspetor de qualidade, almoxarife de obras, representante comercial, higienista de serviço de saúde”, explica o diretor de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Geraldo Andrade.

Oferta voluntária

O Pronatec Oferta Voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação para ampliar a oferta gratuita de formação profissional. “O objetivo principal é deixar os cidadãos habilitados a participar das vagas de emprego”, explica Geraldo Andrade.

Segundo ele, há muitos empregos disponíveis no mercado que não são preenchidos pela falta de qualificação dos candidatos. “Mesmo quem já está empregado vai conseguir desenvolver melhor o seu papel estando qualificado. Quem está desempregado ou está querendo entrar no mercado de trabalho também vai conseguir essa oportunidade”, afirma.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS