Fabio Assahi, presidente do Sindaca. Dezembro Verde, campanha de guarda responsável de animais. Curitiba, 15/12/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Em 2021, a campanha contra o abandono de animais da Rede de Proteção Animal da Prefeitura Municipal de Curitiba, o Dezembro Verde, ganha o reforço do Sindicato dos Aviários e das Casas Agropecuárias (Sindaca). A entidade está, ao longo desta semana, distribuindo cartazes contra o abandono e pela guarda responsável entre os aviários e pet-shops da cidade.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, trata-se de uma parceria importante para fazer a mensagem chegar ao maior número de pessoas possível. “O curitibano sempre adere a campanhas ligadas à causa animal e temos tido respostas bastante positivas às nossas políticas públicas”, destaca.

O material, produzido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social, traz a informação da Lei Federal 9.605/98, que caracteriza o abandono de animais como crime, com pena de detenção e multa. O cartaz traz, ainda, números para denúncias –o da Central 156 e o Disque Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná.

Para o presidente do Sindaca, Fábio Assahi, a participação da Rede de Proteção de Curitiba confirma a importância dessa conscientização. “É comum as famílias que estejam com alguma dificuldade financeira ou que não querem mais cuidar do animal abandonem ou facilitem sua fuga”, explica.

A expectativa é que cerca de mil estabelecimentos, associados ou não ao Sindaca, recebam o material.