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terça-feira, 15 outubro 2024

Público de 51 a 60 anos de Curitiba é convocado para fazer on-line o cadastro de saúde definitivo

A Secretaria Municipal da Saúde convoca os moradores de Curitiba de 51 a 60 anos que ainda não completaram o cadastro definitivo de saúde a regularizá-lo até 22 de julho. Este é o quarto grupo convidado a fazer a validação. Anteriormente, foram chamadas as pessoas de 18 a 25 anos, depois as 26 a 40 anos e também aquelas de 41 a 50 anos.

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A ação poderá ser feita diretamente pelo aplicativo Saúde Já Curitiba, com o envio de alguns documentos pela ferramenta (veja o passo a passo abaixo). A novidade está disponível para a faixa etária convocada, na versão atualizada do aplicativo nas lojas App Store (para celulares sistema IOs) e Play Store (para celulares sistema Android).

O objetivo é trazer mais segurança no acesso ao Aplicativo Saúde Já Curitiba e também permitir que esses usuários passem a acessar de forma plena os serviços do SUS Curitibano.

Com o cadastro provisório, é possível acessar presencialmente apenas atendimentos de urgência e emergência nas unidades e receber vacinas. Já quem tem cadastro definitivo, por outro lado, poderá dispor dos novos serviços da Central Saúde Já, como o teleatendimento e videoconsulta para queixas leves de saúde, além de acesso completo ao aplicativo Saúde Já Curitiba e demais serviços do SUS Curitibano, como consultas, exames, entre outros.

“A Central Saúde Já oferece um serviço inédito para facilitar a vida do curitibano, que poderá acessar serviços de saúde sem sair de casa, em caso de queixas leves. Mas, por questão de segurança das informações, é necessário primeiramente que este usuário tenha senha no app e cadastro definitivo de saúde” destaca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Escalonamento

A regularização do cadastro se estenderá a todas as faixas etárias em breve. “Estamos fazendo esse chamamento de forma escalonada, para que fique mais organizado”, complementa a secretária.

Segundo Beatriz, a orientação, neste momento, é que os moradores de Curitiba de 51 a 60 anos entrem no aplicativo Saúde Já Curitiba e verifiquem a situação do seu cadastro. Caso ainda necessite de validação, o aplicativo (na versão atualizada) abrirá uma tela solicitando o envio de documentos para o público convocado.

Esse envio será realizado de forma prática pelo próprio aplicativo Saúde Já Curitiba (veja o passo a passo abaixo) e a validação será feita pela Secretaria Municipal da Saúde. Caso seja detectada alguma inconsistência, o usuário será avisado por e-mail das providências a tomar.

Prazos para validação

O novo público de 51 a 60 anos, convocado para a regularização, precisa realizá-la até o dia 22 de julho, para que não perca o acesso ao aplicativo Saúde Já Curitiba. Depois desta data, o acesso só ocorrerá após o envio dos documentos.

O público anteriormente já convocado – de 18 a 50 anos – que ainda não validou o cadastro, só retoma o acesso ao aplicativo Saúde Já Curitiba, após o envio dos documentos.

Quem tiver dificuldade pode mandar um email para smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br ou ainda entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Uma terceira possibilidade é procurar diretamente a sua unidade de saúde de referência.

Passo a passo para se cadastrar no aplicativo Saúde Já Curitiba

1 – Se você é residente em Curitiba e tem entre 51 e 60 anos, entre no aplicativo Saúde Já Curitiba, colocando seu login, data de nascimento e senha.

2 – Caso o seu cadastro esteja provisório e ainda necessite de validação, você receberá a seguinte mensagem: “A partir de 22/07/2023, para acessar o aplicativo será necessário validar o seu cadastro, com o envio de alguns documentos”. Caso não apareça essa mensagem, seu cadastro já está validado.

3 – Para os que precisarem validar, o aplicativo Saúde Já Curitiba abrirá uma nova tela, para que você tire uma foto (frente e verso) do documento de identificação e do comprovante de residência de Curitiba e envie pela própria ferramenta.

4 – Enquanto os documentos são analisados pela Secretaria Municipal da Saúde, você poderá acessar o aplicativo ainda com o status de “Cadastro Provisório” até que ocorra essa validação, considerando a data limite de 22/07/2023. Após a análise dos documentos, você receberá um email com a confirmação de seu “Cadastro Definitivo”.

5 – Caso seja detectada alguma inconsistência, você será avisado por e-mail das providências a tomar.

A validação de documentos pelo Aplicativo Saúde Já exige alguns cuidados:

•          É importante que o aplicativo seja atualizado na loja de aplicativos de seu celular – App Store (para celulares sistema IOs) e Play Store (para celulares sistema Android). As versões mais antigas não proporcionam fotos com a qualidade de imagem adequada.

•          O documento enviado deve estar com boa resolução, de forma que seja possível fazer a leitura dos dados.

•          Ao enviar os documentos, a equipe da SMS vai analisar se eles atendem ao solicitado. Caso haja inconsistência, o cidadão será avisado por e-mail. É necessário verificar o retorno da equipe em sua caixa de mensagem, inclusive na caixa de spam, pois algumas vezes o e-mail é erroneamente identificado como spam.

•          Preste atenção aos documentos aceitos como comprovante de endereço: companhia de água; companhia de luz; companhia de gás; companhia de telefonia (fixa ou móvel); companhia de internet; IPTU; Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos; contrato de aluguel em vigor, acompanhado de conta de consumo (água, luz, telefone); documentos de correspondência em nome do cidadão, como fatura de cartão de crédito e lojas de departamento.

•          Seguindo essas orientações, será possível validar seus documentos e tornar seu cadastro definitivo. Caso tenha dúvidas, também é possível ligar para a Central Saúde Já – 3350-9000 ou enviar e-mail para central: smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br

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