15.9 C
Curitiba
sexta-feira, 14 junho 2024

Queridinho dos turistas: melhorias deixam mais acessível o Jardim Botânico de Curitiba

Um mirante acessível para pessoas com deficiência ou restrições motoras está entre as novidades do Jardim Botânico de Curitiba, que acaba de ser reformado pela Prefeitura. Para conferir o resultado do trabalho, o prefeito Rafael Greca foi até lá nesta sexta-feira (23/6).

“É uma alegria entregar as melhorias feitas nesse espaço tão querido pelos curitibanos e turistas”, disse Greca. A obra realizada pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no atrativo turístico mais procurado da cidade, com mais de 1 milhão de visitantes por ano, representa um investimento de R$ 3.987.486,37.

Circulação

A revitalização é abrangente e pode ser observada a partir da entrada individualizada para pedestres, no portão principal. Está também no revestimento do piso do Jardim Francês, passando pelo Caminho das Cerejeiras até a Estufa. Foram instalados 7.500 m² de piso novo e antiderrapante, em pedrisco e pó de granito, para maior segurança dos visitantes.

As mudanças alcançam a pista de caminhada do bosque, usada por quem gosta de praticar atividade física e que foi totalmente recapada. Além disso, um novo acesso à estufa e à Galeria das Quatro Estações foi criado para quem não pode usar escadas. O caminho é asfaltado.

Privacidade e segurança

No estacionamento, os fluxos de circulação de veículos e pedestres foram separados. O setor também ganhou rampas de acessibilidade e calçadas.

Os banheiros foram reformados, de acordo com as exigências legais para pessoas com deficiência. E para conforto de pais e responsáveis, está disponível um banheiro exclusivo para acompanhar as crianças que ainda não conseguem ir sozinhas. No local existe uma bancada para a troca de fraldas dos bebês.

Por todo o espaço verde, mais 32 bancos foram instalados nas áreas de estar. Agora são cerca de 100 os locais para descanso.

Visitantes

A baiana de Feira de Santana Edilva Gonçalves escolheu mostrar o Jardim Botânico para a sogra e a cunhada que visitam a cidade e não se arrependeu. “Está cada vez melhor e mais bonito. Dá até orgulho trazer o pessoal aqui”, disse Edilva.

O aposentado Jamil Fonseca conhece a massa verde do local bem antes de se tornar o Jardim Botânico e levou o neto Lucas até lá para aproveitar a tarde de tempo ameno. Encontrou o prefeito e aproveitou dar os parabéns pela beleza do local.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS