Crianças e estudantes da rede municipal de ensino devem acompanhar os conteúdos da TV Escola Curitiba até esta quinta-feira (1º/7), quando será encerrado o primeiro semestre letivo de 2021.
O recesso escolar do mês de julho será de 2 a 18 de julho e a partir do dia 19 a rede municipal de ensino retoma o modelo híbrido (presencial + videoaulas) em cem unidades (50 escolas e 50 CMEIs) onde os estudantes têm maior dificuldade de acesso ao ensino remoto.
Essas cem unidades, que integram o programa Leia+, representam um quarto do total de 415 equipamentos da rede municipal de ensino (185 escolas e 230 CMEIs).
A partir de 2 de agosto, todas as escolas e CMEIs retomam o formato híbrido de ensino e a escolha de a criança participar ou não das aulas presenciais será das famílias.
O formulário de escolha pode ser preenchido a partir do dia 19/7, na página da Educação.
Programação
Durante o recesso, a TV Escola vai veicular uma programação especial.
Para pré-escola, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase I estará disponível programação especial nos canais de tevê aberta 9.2 (Paraná Turismo) e 4.2 (Rede Massa), e no canal do YouTube da TV Escola Curitiba.
Nos dias 2, 3 e 4 de julho, os estudantes poderão acompanhar a reapresentação das aulas exibidas nos dias 16, 17 e 18 de março. Entre os dias 5 e 18 de julho serão reapresentadas videoaulas em uma programação integrada com vídeos culturais.
Para os anos finais, o recesso escolar da Secretaria de Estado da Educação está previsto para os dias 12 a 20 de julho. Portanto, o currículo regular segue até dia 11 pela Aula Paraná e a programação especial da TV Escola Curitiba pode ser vista na TV Evangelizar (16.4) e no YouTube.
O segundo semestre começa em 19 de julho e o ano letivo segue até 20 de dezembro.
Produção
As videoaulas são produzidas pelas equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo faz parte do currículo da rede municipal de ensino e é desenvolvido para a pré-escola, estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e os da Educação para Jovens e Adultos (EJA) fase I.
Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material do currículo regular é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná (Aula Paraná, nos canais 7.2, 7.3 e 7.4). Já o material exclusivo da TV Escola para esse público está no YouTube e na Evangelizar, desde abril deste ano.
“A equipe técnica da secretaria prepara as videoaulas com ações do currículo adaptado, para que nossas crianças e estudantes tenham acesso a todo o conhecimento do currículo neste período de isolamento. O material fica permanentemente disponível a todos”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A cada 15 dias, as escolas entregam às famílias atividades complementares, com base no conteúdo das videoaulas.
Aulas na telinha
A TV Escola Curitiba vai ao ar na tevê aberta, nos canais 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e 16.4 (TV Evangelizar) e no YouTube.
Já foram gravadas mais de sete mil aulas desde a estreia, no dia 13 de abril de 2020. São realizadas mais de cem gravações por semana em três estúdios montados na Secretaria Municipal da Educação.
O canal do YouTube registra 45 milhões de visualizações e 156 mil inscritos.
Inclusão
Às sextas, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm acesso aos conteúdos com adequações pedagógicas. Para os estudantes do 1º ao 5º ano, a adequação vai ao ar aos sábados.
As adaptações são feitas com base nas videoaulas da semana, para que atendam às necessidades dos estudantes que têm maior dificuldade de acompanhar e realizar as atividades propostas.
Todas as aulas de adequação pedagógica possuem interpretação em Libras.
Grade semanal para 2021 na rede municipal
Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Pedagógica), Língua Portuguesa (Adequação Pedagógica) e Literatura