22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Rede estadual tem mais de 1,3 mil vagas para cursos técnicos

Acabam nesta quinta-feira (21) as inscrições para os cursos técnicos do programa Pronatec/Mediotec na rede estadual de ensino. São 1.380 vagas em 16 cursos disponíveis em 37 escolas estaduais de 26 municípios. Os cursos são ofertados na modalidade concomitante, em que o aluno cursa o ensino médio regular em um turno e faz as disciplinas técnicas no contraturno escolar, não necessariamente na mesma instituição de ensino.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados a partir da 2ª série do ensino médio da rede estadual, e que tenham no mínimo 15 anos completos, diretamente na instituição de ensino de interesse.

Consulte a lista completa dos cursos.

A lista completa pode ser consultada aqui.

“Os cursos concomitantes do Mediotec são mais uma oportunidade para estudantes da rede estadual ampliarem seus conhecimentos e possibilidades de trabalho. Além de ser gratuito, assim como os demais cursos profissionalizantes da rede estadual, o Mediotec também garante aos estudantes um auxílio-transporte e um kit com materiais didáticos”, explica a chefe interina do Departamento de Educação Profissional, Angela Carstens.

CURSOS – Os cursos do Mediotec são: Administração, Alimentos, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletromecânica, Eventos, Farmácia, Informática, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Portos, Química, Recursos Humanos e Vestuário.

Estão disponíveis 30 vagas em cada turma. Caso haja uma procura maior que o número de vagas, ocorrerá um processo seletivo. As aulas começam em 7 de março e têm duração de um a dois anos, dependendo do curso.

PROCESSO SELETIVO – A Secretaria da Educação do Paraná realizou na semana passada, entre os dias 13 a 15, as inscrições para o Processo Seletivo Interno de Bolsista de professores, pedagogos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais para atuar nos cursos do Mediotec. Participaram profissionais do Quadro Próprio do Magistério e professores com contratos em aberto por meio do Processo Seletivo Simplificado.

A classificação provisória será divulgada nesta quinta-feira (21) e a classificação final após julgados todos os recursos.

PRONATEC – O Programa Nacional de Acesso à Educação Profissional e Emprego tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, ampliando, assim, as oportunidades educacionais dos trabalhadores.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS