15.9 C
Curitiba
sexta-feira, 14 junho 2024

Rua General Carneiro começa a ser transformada no boulevard do Mercado Municipal de Curitiba

A ampla revitalização que a Prefeitura de Curitiba projetou para o entorno do Mercado Municipal, no Centro, começou na manhã desta terça-feira (9/5), pela Rua General Carneiro. No trecho entre as avenidas Sete de Setembro e Affonso Camargo, a General Carneiro está bloqueada para a circulação de veículos para ser transformada em um boulevard, uma via mais ampla com paisagismo e espaços de convivência.

A interrupção aos veículos deve durar aproximadamente 90 dias. Neste período, o acesso à General Carneiro está sendo permitido apenas para comerciantes e moradores e aos estacionamentos privados. As vagas de rua para estacionamento foram interditadas.

O local está sinalizado e pedestres e motoristas devem ficar atentos ao circular pela região. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estão no local para orientar motoristas nestes primeiros dias de intervenção.

No total, a intervenção na região do Mercado Municipal abrangerá dez quadras.

Escavação

Os trabalhos começaram com a retirada da capa asfáltica no cruzamento da General Carneiro com Affonso Camargo. Na sequência serão retirados os paralelepípedos que estavam cobertos pelo asfalto (que serão reaproveitados na obra) e os meios-fios.

A próxima etapa será a escavação do trecho de aproximadamente 120 metros e a preparação para via receber o novo pavimento com os paralelepípedos reaproveitados.

Paralelamente serão realizadas as melhorias nas calçadas, nos dois lados da via, e a correção geométrica no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro. Ao final dos serviços a via será elevada à altura do passeio, formando um amplo calçadão.

Calçadas

Os passeios serão acessíveis, com faixa de concreto nos dois lados, detalhes em petit-pave e faixa com lousinha (pedras de granito).

Na lateral da entrada do Mercado Municipal a calçada terá espaço para decks de convivência e em ambos os lados será implantada iluminação para pedestres e nova arborização.

As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, e do Programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central.

“Essa importante região da cidade ficará ainda mais acolhedora e charmosa, valorizando os pedestres e os deslocamentos não motorizados, além da melhoria da paisagem urbana e de novas conexões cicloviárias para que os curitibanos e turistas possam aproveitar ainda mais”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Para quem frequenta a região, como a aposentada Rosângela Tulio, 65 anos, o início das obras é motivo de expectativa e alegria.

“É tão bom ver que nossos impostos são revertidos em obras boas como essa para a cidade. Curitiba sempre inovadora, agora com esse cuidado com as calçadas, com as pessoas”, disse Rosângela.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS