19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Saúde oferta testes rápidos no Dia Nacional de Combate à Sífilis

Nesta sexta-feira (18/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertará testes rápidos de sífilis, na Boca Maldita, das 10h às 16h. O teste é gratuito e o resultado sai em 30 minutos.

Pacientes com resultado positivo serão encaminhados para confirmação do diagnóstico e tratamento, que será oferecido nas unidades de saúde de Curitiba.

O evento é feito em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro. Também serão ofertados testes rápidos para HIV e hepatites virais do tipo B e C. 

O que é sífilis 

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Pode ser transmitida por relação sexual desprotegida ou da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto (sífilis congênita).

O uso de preservativo nas relações sexuais, exames periódicos, acompanhamento das gestantes e parceiros durante o pré-natal são as melhores formas de prevenção.

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, é preciso alertar a população para a importância de fazer o teste. “Os sintomas podem desaparecer espontaneamente. Por esse motivo, muitas vezes a pessoa desconhece que tem a doença e não trata”, explica Oliveira. “Sífilis tem cura, mas se não tratada adequadamente pode causar complicações”, complementa.

Diagnóstico e tratamento

As 111 unidades de saúde de Curitiba oferecem o exame laboratorial para a sífilis. No Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) há a oferta do teste rápido.

O tratamento é ofertados em todas as unidades de saúde da cidade.  

Serviço: testagem de sífilis

Dia: 18/10 (sexta-feira) 
Local: Boca Madita 
Horário: das 10h às 16h

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS