Nesta sexta-feira (18/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertará testes rápidos de sífilis, na Boca Maldita, das 10h às 16h. O teste é gratuito e o resultado sai em 30 minutos.
Pacientes com resultado positivo serão encaminhados para confirmação do diagnóstico e tratamento, que será oferecido nas unidades de saúde de Curitiba.
O evento é feito em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no terceiro sábado de outubro. Também serão ofertados testes rápidos para HIV e hepatites virais do tipo B e C.
O que é sífilis
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Pode ser transmitida por relação sexual desprotegida ou da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto (sífilis congênita).
O uso de preservativo nas relações sexuais, exames periódicos, acompanhamento das gestantes e parceiros durante o pré-natal são as melhores formas de prevenção.
De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, é preciso alertar a população para a importância de fazer o teste. “Os sintomas podem desaparecer espontaneamente. Por esse motivo, muitas vezes a pessoa desconhece que tem a doença e não trata”, explica Oliveira. “Sífilis tem cura, mas se não tratada adequadamente pode causar complicações”, complementa.
Diagnóstico e tratamento
As 111 unidades de saúde de Curitiba oferecem o exame laboratorial para a sífilis. No Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) há a oferta do teste rápido.
O tratamento é ofertados em todas as unidades de saúde da cidade.
Serviço: testagem de sífilis
Dia: 18/10 (sexta-feira)
Local: Boca Madita
Horário: das 10h às 16h