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sexta-feira, 29 março 2024

Secretário da Comunicação participa da posse da diretoria da AJORB-PR

O secretário de Estado da Comunicação Social, Márcio Villela, participou nesta terça-feira (14) da posse da primeira diretoria da Associação dos Jornais de Bairro do Paraná (AJORB-PR). O secretário, que representou o governador Beto Richa, afirmou que os jornais de bairro cumprem uma função importante, pois valorizam a comunidade e fortalecem o comércio local. “O jornal de bairro conhece a realidade e consegue pontuar as demandas e necessidades locais”, disse.

Villela também destacou que esse tipo de publicação ajuda a divulgar para a população as ações do poder público. “Acreditamos que quanto mais segmentado o veículo, mais oportunidade temos de estabelecer um diálogo aberto e transparente com a comunidade”, salientou.

O jornalista Ricardo Dias, do Jornal do Comércio Hauer, assumiu a presidência da entidade. O vice-presidente é Adilson da Costa Moreira, da Gazeta do Santa Cândida – ambos de Curitiba. Criada neste ano, com 25 jornais associados, a AJORB tem como missão fortalecer e profissionalizar os jornais gratuitos de bairro com público dirigido do Paraná.

Os veículos associados são de Curitiba e de parte da Região Metropolitana, têm uma tiragem média mensal de 325 mil exemplares, atingindo cerca de 1,3 milhão de leitores. “A expansão para o interior do Estado começa já no próximo mês”, disse Ricardo Dias.

O presidente da entidade explicou que a AJORB-PR busca fortalecer o veículo, dando-lhe mais representatividade e mais potencial de prospecção de negócios. “Os jornais de bairro têm foco e importância local, entram na casa dos moradores. As pessoas se reconhecem e se apropriam dos jornais. Além disso, são ferramentas importantes de divulgação do comércio e serviço das comunidades”, disse ele.

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli, proponente da sessão solene na Assembleia, os jornais de bairro cumprem um papel social fundamental no dia a dia das cidades. “Nós sabemos que os municípios têm uma dinâmica própria e, além de ter os grandes veículos de comunicação, cada vez mais os bairros têm jornais que retratam a movimentação da vida social, política, administrativa e comercial daquele local. Estes veículos contam para as pessoas o que acontece na sua região”, afirmou.

CAPACITAÇÃO – Entre os objetivos da entidade está a capacitação dos profissionais e gestores dos jornais de bairro e a inserção destes veículos no meio digital. A Associação também busca expandir perspectivas de negócios dos jornais de bairro e aperfeiçoar seu material para levar informação de qualidade, incluindo desde um layout moderno até o conteúdo relevante para a comunidade onde o veículo atua.

De acordo com Ricardo Ribas, os jornais de bairro não só retratam e criam uma identidade com o público regional, como também atuam como importantes catalisadores da economia local, possibilitando que pequenos e médios empresários possam propagar sua marca aquecendo a micro economia.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; o diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly; o deputado estadual Ney Leprevost e o vereador Mauro Ignácio

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EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

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