15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Smart Plaza é palco das inovações de Curitiba no Smart City 2023

Eleita a cidade mais inteligente e conectada do país, Curitiba vai mostrar no Smart City Expo Curitiba 2023 porque faz jus a este e outros reconhecimentos internacionais de ter se tornado uma smart city (cidade inteligente).

Entre os dias 22 e 24 de março, experiências da Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade, serão apresentadas na Smart Plaza Vale do Pinhão, na área de exposições do evento, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), em uma programação intensa.

Durante os três dias do Smart City, das 9h às 18h, a Smart Plaza terá 85 eventos, entre pitches, apresentações de produtos e serviços, rodas temáticas, além da exposição de 40 startups do Vale do Pinhão.

Os ingressos para a área de exposições e para a Smart Plaza são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do evento. Os ingressos gratuitos também dão acesso à Arena Metarverso, onde o público poderá fazer uma viagem virtual de balão ao Novo Bairro do Caximba.

A Smart Plaza Vale do Pinhão é organizada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. 

Mais integrada

Coração do Smart City Expo Curitiba, este ano a Smart Plaza ganhou um novo design, que promove ainda mais a conexão e a interação com demais estandes de experiências inovadoras nacionais e internacionais. 

Na área, além de acompanhar as apresentações, o público poderá interagir com as experiências em exposição, como robôs, óculos de realidade virtual, hortas inteligentes, dispositivos para testes rápidos de saúde, entre outros. 

Entre os projetos da Prefeitura de Curitiba que serão apresentados na Smart Plaza estão a Pirâmide Solar do Caximba, a primeira usina fotovoltaica da América Latina construída sobre um antigo aterro sanitário e que será entregue à população no dia 29 de março, aniversário de Curitiba. 

Cultura maker

O Fab Lab de Curitiba vai apresentar recursos como as impressoras 3D para o uso de estudantes, empresas e comunidade colocarem em prática seus projetos, incentivando a cultura maker. 

A Educação vai apresentar os kits de robótica usados pelos estudantes e o Farol do Saber Móvel, o carrinho que circula pelas salas de aula na rede municipal de ensino com equipamentos como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado, entre outros itens.

Apoio ao empreendedorismo

A Agência Curitiba vai apresentar os avanços nos programas do Vale do Pinhão que fomentam a economia: o incentivo fiscal para empresas de base tecnológica do Tecnoparque; e os que capacitam, orientam e prestam serviços a micro e pequenos empreendedores, como o Curitiba Empreendedora, Bom Negócio e Empreendedora Curitibana.

Startups

As startups do Vale do Pinhão vão apresentar suas propostas para o desenvolvimento das smart cities em diversos setores: saúde, educação, segurança, comércio B2B e B2C, turismo, meio ambiente, sustentabilidade, governança, esporte, mobilidade, contectividade digital. 

Entre as iniciativas, a startup de Porto Alegre (RS) Trashin vai fazer o pitch que lhe rendeu a vitória no Pitch Live Vale do Pinhão 2023, com sua proposta de economia circular na gestão de resíduos e logística reversa. 

Segurança 

Na área de segurança, a Prefeitura apresenta a Muralha Digital e suas 1,9 mil câmeras que auxiliam na vigilância da cidade; e a implantação de sistemas de monitoramento de ruídos e de prevenção a desastres climáticos, com a instalação de dez estações meteorológicas e seis hidrológicas, que vão dar mais precisão na análise do risco de tempestades e outras intempéries. 

Outras iniciativas 

A Prefeitura de Curitiba também vai mostrar, na Smart Plaza, outras iniciativas como a Fazenda Urbana, Jardins de Mel, Mesa Solidária, Saúde 4.1 – com o app Saúde Já e a Central Saúde Já. 

Mecanismos que facilitam o acesso da população aos serviços públicos, como os aplicativos 156, Curitiba APP e Nota Curitibana; as plataformas Guia Curitiba e Curitiba em Movimento; o Wi-Fi Curitiba, com seus mais de 300 pontos de acesso gratuito à internet pela cidade; o Alvará Digital e demais serviços online do Urbanismo; o EstaR Digital; o Smart Parking também terão seu espaço.

Entre os serviços online, também estão a plataforma GeoCuritiba, que conta com a mesma tecnologia usada pela Nasa para o mapeamento completo da cidade; o cadastro on-line para vagas em creches e o atendimento on-line na Centra de Libras.

Também serão apresentadas propostas inovadoras para cidades inteligentes, como a Escola de Turismo; os avanços na mobilidade urbana, como os testes com ônibus elétricos; o pagamento da tarifa com cartão de crédito e débito; o projeto do Novo Inter 2; parceria público-privada (PPP) pioneira no país para iluminar toda Curitiba com lâmpadas de LED; a implantação do Hipervisor, que vai integrar serviços e monitorar permanentemente setores estratégicos como mobilidade urbana e transporte e segurança; e a participação de Curitiba no Desafio Climate Smart Cities Challenge.

O Smart City Expo Curitiba 2023

Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona, apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Serviço

Smart Plaza Vale do Pinhão
Local: Área de exposições do Smart City Expo Curitiba 2023, Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba)
Data: de quarta (22/3) a sexta-feira (24/3)
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: no site Smart City Expo Curitiba 2023

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS