Teatro Guaíra participa da mostra Festival de Rua com atrações gratuitas - Curitiba, 30/03/2022 - Foto: Maringas Maciel/Teatroa Guaíra

Além de sediar algumas das principais atrações do Festival de Teatro de Curitiba, o Teatro Guaíra também apresenta ao público espetáculos gratuitos. O Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia. de Dança e a Escola de Dança Teatro Guaíra participam da mostra Festival na Rua e dançam coreografias consagradas na próxima semana (4 e 5 de abril).

As apresentações gratuitas e fora dos tradicionais palcos Guairão e Guairinha fazem parte de um projeto de popularização do Teatro Guaíra. O objetivo é levar os espetáculos produzidos pelos corpos artísticos da casa a diferentes públicos.

O Balé Teatro Guaíra dança V.I.C.A, obra apresentada pelo BTG no fim de 2021 que discute a vida pós-pandemia. A Escola, por sua vez, vai encantar o público com trechos de montagens clássicas, como Esmeralda e La Fille Mal Gardée. O G2, por fim, dança La Cena. As apresentações são gratuitas e acontecem na Praça Santos Andrade.

As apresentações gratuitas fazem parte do projeto Teatro Guaíra para Todos, que será implementado em todo o ano de 2022. A ideia é levar atrações dos corpos artísticos do Teatro a diferentes públicos e de forma acessível.

A Orquestra Sinfônica do Paraná, por exemplo, já se apresentou em Colombo e União da Vitória neste mês. Além disso, o Guaíra deve repetir em 2022 o projeto Parques e Praças em Curitiba e viajar a mais de 30 municípios do Estado.

Em 2021, o projeto Parques e Praça levou arte gratuita a locais como Praça Rui Barbosa e Parque São Lourenço. As apresentações foram uma forma de agradecer aos paranaenses pelo carinho com os artistas durante a pandemia.

O diretor do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, explica que a democratização do acesso à cultura é uma orientação do Governo do Paraná, principalmente após o sucesso do Teatro nas redes sociais no ano passado.

“Com os espetáculos virtuais, chegamos a paranaenses que nunca tinham vindo ao Teatro Guaíra e atingimos um milhão de pessoas. Nossa ideia é seguir com essa conexão, mas agora de forma presencial. Para isso, nossa meta é rodar o Paraná em 2022”, afirma.

“Estamos muito satisfeitos em participar do Festival de Teatro de Curitiba com uma programação tão rica e diversa no teatro, na rua e em outros espaços. Essa troca com público faz parte da essência da Cultura”, diz a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Serviço:

Escola de Dança Teatro Guaíra

Trechos de Esmeralda, La Fille Mal Gardée, Princesa Florine, etc

Data: segunda-feira, dia 4 de abril

Horário: 18 horas

Palco Ebanx, Praça Santos Andrade

G2 Cia. de Dança

La Cena

Data: segunda-feira, dia 4 de abril

Horário: 19h30

Palco Ebanx, Praça Santos Andrade

Balé Teatro Guaíra

V.I.C.A

Data: dia 5 de abril

Horário: 19h30

Palco Ebanx, Praça Santos Andrade