A Capela Santa Maria, no Centro, recebeu na noite desta terça-feira (26/7) a edição de julho do Paiol Digital, evento gratuito de conexões do Vale do Pinhão. Apresentaram suas histórias o empresário José Terrabuio Junior, criador da Beenoculus; Helton Araújo, idealizador da marca Hamburgay; Anna Gabriela Prost, da Zeno, e Jean Pierre Pego da Silva, da startup Papoom.

As edições mensais do Paiol Digital são organizadas pela Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com apoio da Fundação Cultural. Até o fim de outubro, o encontro ocorrerá na Capela Santa Maria, por causa das obras de revitalização do palco original do evento, o Teatro Paiol.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, destacou a importância do evento que compartilha histórias de sucesso para inspirar quem está começando seus negócios.

“O Paiol Digital procura sempre trazer essas experiências de grandes nomes do setor de empreendedorismo, tecnologia e inovação de Curitiba, que contam um pouco sobre a consolidação de suas marcas e o papel da tecnologia no futuro dos negócios”, salientou Cris Alessi.

Palestras

O empresário José Terrabuio Junior, criador da Beenoculus, mostrou como funciona a ferramenta educacional para imersão digital. A ferramenta se tornou o primeiro passo para a criação da escola de inglês Beetools, que revolucionou o ensino do idioma ao usar big data, gameficação e realidade virtual.

O empresário também destacou o ambiente de inovação com o metaverso, que de acordo com ele simula o nosso universo dentro de ambientes controlados e educativos.

O idealizador da marca Hamburgay, Helton Araújo, contou sobre a criação da marca de hambúrgueres voltada principalmente para o público LGBTQIA +.

Em 2020, o empresário saiu do município de Castro para abrir um restaurante em Curitiba. Com a cozinha ociosa em alguns momentos, ele decidiu fazer hambúrgueres com a temática da diversidade. “Foi um sucesso porque o público LGBTQIA + se identificou e passou a consumir. Hoje além do público de Curitiba, muitos turistas fazem do nosso restaurante uma parada obrigatória”, afirmou.

A criadora da Zeno, Anna Gabriela Prost, explicou como teve a ideia de criar um escritório de advocacia virtual que auxilia hoje advogados de todo o país, principalmente os que estão em início de carreira. “Nosso sistema dá todo o suporte que um escritório físico daria porém sem os custos altos que um escritório demanda”, salientou ela. Hoje a Zeno está em 350 cidades, tem advogados em todos os estados do Brasil com mais de 2.500 casos operados pela plataforma.

Por fim, Jean Pierre Pego da Silva, idealizador do aplicativo Papoom, vencedora do reality show da RPC TV, Rocket, contou como o aplicativo tem auxiliado pequenos empreendedores de comunidades carentes da cidade.

Visita

Na tarde de terça-feira (26/7), o prefeito Rafael Greca recebeu no Palácio Solar 29 de Março a visita dos participantes da edição de julho do Paiol Digital. O prefeito destacou o orgulho dos empreendedores curitibanos.

“Curitiba é privilegiada de ter essas pessoas com ideias geniais e que estão mudando a vida da população investindo em tecnologia e inovação. São orgulho da cidade” disse o prefeito.

Participaram do encontro o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro, e a coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba, Alessandra Reis.