Tecnoparque terá workshop on-line na terça-feira.

Agência Curitiba de Desenvolvimento promove, nesta terça-feira (31/3), às 14h, o primeiro workshop on-line do Curitiba Tecnoparque. O encontro, que será pela internet durante a pandemia do novo coronavírus, mantém um canal de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre a elaboração de projetos para ingresso no programa da Prefeitura. O workshop on-line será transmitido pela plataforma Microsoft Teams.

Marlon Cardoso, gestor do Tecnoparque, afirma que os workshops têm ajudado empresas de base tecnológica da capital a ingressar de forma mais rápida no programa de redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) do município.

“Suspenso para novas adesões desde 2013, o Tecnoparque foi retomado em 2018 pela Prefeitura e oferece redução de 5% para 2% no ISS a empresas que investem em tecnologia e inovação”, lembra ele. “São empresas que estão investindo em novas tecnologias e ajudando a criar o emprego do futuro na capita”, reforça Cardoso.

Em menos de dois anos, já são quase 20 novas adesões ao Tecnoparque, que ao todo tem 100 empregas enquadradas.

O programa tem incentivado projetos de telecomunicações, informática, pesquisa e desenvolvimento, design, ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, saúde, novos materiais e tecnologias ambientais.

Entre as novas empresas que aderiram, desde 2018, estão Checkmob, MadeiraMadeira, Olist, Doctoralia, Contabilizei, Troc e Hi Technologies. Também estão inscritas no Tecnoparque empresas como Positivo, Seccional, Quanta, Senffnet, Unify, WNI, FH, Direção,  Horizons, Rentcars e Pelissari.

Emprego do futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.