20.6 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Temperatura abaixo de zero faz atendimentos da Abordagem Social baterem recorde

As equipes de Abordagem Social, que atuam na Operação Inverno para o atendimento à população em situação de rua, registraram recorde na madrugada desta segunda-feira (13). Com a temperatura chegando a -1,1°C, de acordo com o Simepar, foram 92 atendimentos prestados pelas equipes das 19h de domingo (12) às 7 horas de segunda. Desde o início da Operação Inverno, no último dia 1º, esse foi o maior número de atendimentos para o período. Além do recorde no número de solicitações atendidas, a madrugada registrou o maior número de pessoas que aceitaram o encaminhamento a uma das 18 unidades de atendimento à população em situação de rua (10 oficiais e 8 conveniadas): foram 83 homens encaminhados e três mulheres.

Os casos em que as pessoas negaram o encaminhamento, assim como outros pontos já conhecidos e onde há mais resistência ao atendimento, foram acompanhados durante toda a madrugada. Para garantir a proteção dessas pessoas, as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) também ficam em contato direto com as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, que auxiliam na verificação dos primeiros sinais de hipotermia.

Nas unidades de acolhimento, as pessoas em situação de rua podem fazer a higiene pessoal, troca de roupa, alimentação e pernoite (caso a pessoa queira continuar em atendimento no dia seguinte, as equipes da Assistência Social estão prontas para isso). São 1.317 vagas de acolhimento para a Operação Inverno e outros três espaços podem ser abertos caso a capacidade máxima seja atingida.

Qualquer pessoa pode ajudar ligando para a Central 156 em casos onde sejam identificados risco à vida humana nas ruas da cidade. Além disso, quem quiser participar com doações de roupas, agasalhos e cobertores pode procurar um dos pontos de coleta da campanha Doe Calor. Os endereços estão disponíveis no www.doecalor.com. br. No endereço eletrônico também é possível conhecer outras maneiras de ajudar.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS