14.8 C
Curitiba
sexta-feira, 14 junho 2024

Tranquilidade marca a primeira fase do vestibular da UFPR, que teve 17,74% de ausentes

Um total de 37.292 candidatos fizeram neste domingo (22/10) a prova da primeira fase do Vestibular UFPR 2024. Não compareceram 8.043 candidatos, o que equivale a 17,74% do total de 45.335 inscritos.

O gabarito com as respostas corretas será publicado ao meio-dia desta segunda-feira (23/10) no site do Núcleo de Concursos da UFPR. A prova, com 90 questões de conhecimentos gerais, foi aplicada no período da tarde, em 11 cidades: Curitiba – onde foram alocados 73% dos inscritos –, Cascavel, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo. Não foram registrados incidentes sérios em nenhum dos 23 locais de prova.

Local de prova no Centro Politécnico, em Curitiba, campus que concentra a maior quantidade de candidatos do vestibular. Foto: Leonardo Bettinelli

Pouco antes do início da prova, a vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzón de Muniz, visitou uma das salas no prédio do Setor de Tecnologia, no Centro Politécnico, para desejar boa sorte aos candidatos e candidatas. “O vestibular é a porta de entrada para um sonho: o sonho de ser UFPR. É um ciclo importante na vida de todos os candidatos e por isso um dia tão especial”, disse.

A  vice-reitora estava acompanhada do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, professor Júlio Gomes, e do coordenador geral do Núcleo de Concursos, professor José Carlos Eidam, que destacou o fato de o vestibular da UFPR ter apresentado crescimento no número de inscritos nos últimos anos, ao contrário de grande parte das universidades públicas brasileiras: “A UFPR caminha nessa contramão feliz, aumentando o número de candidatos, o que seguramente reflete a pujança e o prestígio da universidade”.

No Vestibular 2024, 36.160 candidatos inscreveram-se para concorrer às 5.317 vagas ofertadas pela UFPR, em 122 cursos de graduação. O número de inscritos é 3% maior que o do vestibular anterior.

Com os 9.174 inscritos para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (que utiliza a prova da primeira fase da UFPR para selecionar os aprovados), o total de inscritos chegou a 45.335 candidatos. Destes, 2.348 são treineiros – ou seja, candidatos que não concorrem efetivamente às vagas; 33.369 estão na ampla concorrência e 11.966 são candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e concorrem por algum tipo de cota.

A UFPR mobilizou 3.217 colaboradores para a realização da prova nas 11 cidades.

Segunda fase

A divulgação da lista dos candidatos classificados para a segunda fase do Vestibular 2024 está prevista para o dia 13 de novembro, às 18 horas. A segunda fase acontece nos dias 3 e 4 de dezembro e cada candidato fará a prova na cidade-sede do curso que escolheu.

Texto: Lorena Klenk – Núcleo de Concursos da UFPR

Texto original em https://ufpr.br/tranquilidade-marca-a-primeira-fase-do-vestibular-da-ufpr-que-teve-1774-de-ausentes/

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS