A partir das 9h desta quarta-feira (15/10), a Avenida Sete de Setembro, no Centro, terá a marginal sentido Praça do Japão totalmente bloqueada ao trânsito entre as ruas Conselheiro Laurindo e Travessa da Lapa. O bloqueio, que deve durar cerca de 30 dias, é necessário para a execução de serviços de drenagem no trecho.
Durante o período, o desvio para os motoristas será feito pelas ruas Conselheiro Laurindo e Visconde de Guarapuava. O local estará devidamente sinalizado e os condutores devem redobrar a atenção, reduzir a velocidade e planejar seus deslocamentos com antecedência.
O cruzamento com a Rua João Negrão não será afetado pelas intervenções.
Também haverá desvio na linha 304-Pinhais/Campo Comprido, que passará a circular por rotas alternativas enquanto durarem as obras.
O que será feito
A interrupção da marginal será necessária para a implantação de tubos de concreto de 1,5 metro de diâmetro, que vão substituir a antiga tubulação e aumentar a vazão da rede de drenagem, reduzindo o risco de pontos de alagamento.
Depois dessa fase, o trabalho seguirá em outros pontos da avenida e as mudanças no trânsito serão divulgadas à medida que as obras avançarem.
A intervenção faz parte das obras do Lote 2.3 do Projeto BRT Leste/Oeste para ampliar a capacidade de tráfego, melhorar a drenagem e reforçar a estrutura do corredor Leste/Oeste, beneficiando motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo.
As obras do Lote 2.3 fazem parte do PRO Curitiba, programa que prevê R$ 6 bilhões em investimentos em infraestrutura.
Para que a obra acontece?
Esta é a primeira etapa do Lote 2.3, que compreende a requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Avenida Presidente Affonso Camargo, em um trecho de 1.577 metros. O pacote inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.
As intervenções acontecem para permitir a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste e a realização de ultrapassagens em pontos estratégicos do trajeto, com soluções como o desalinhamento da Estação Eufrásio Correia, ampliação da Estação Rodoferroviária e alargamento da canaleta na altura da Estação Mariano Torres.
Sobre o Lote 2.3
A obra acontece em um ponto estratégico da cidade, onde se concentram vários modais de transporte e intenso fluxo de pessoas. Por isso, a requalificação vai gerar avanços significativos, assegurando a operação do Ligeirão Leste/Oeste e mais segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e usuários do transporte coletivo.
O Lote 2.3 tem valor contratual de R$ 43,6 milhões e prazo de execução de 15 meses. Contempla mais de 3 mil metros de nova pavimentação, 2.123 metros de calçadas e 2.010 metros de ciclovias.
BRT Leste/Oeste
O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões.
Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações-tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e no Campina do Siqueira.
A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte. Além de reduzir o tempo de viagem, o projeto vai contribuir para a diminuição das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, estimulando o uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.