23.7 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Vem aí a Gincana da Sustentabilidade de Curitiba; inscrições começam na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (15/4), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude abre o período de inscrições para a primeira fase da Gincana da Sustentabilidade 2024. O evento gratuito é promovido pela Assessoria da Juventude, com o apoio de secretarias e órgãos e instituições integrantes da Rede Jovem.

Podem participar grupos de jovens de 15 a 29 anos de igrejas, escolas, universidades, entidades do 3º setor, escoteiros, esportivos, de cursos de qualificação.

A gincana terá três fases. A primeira, cujas inscrições ocorrerão a partir de segunda, terá atividades de 29 de abril a 25 de junho.

As incrições devem ser feitas pelo Guia Curitiba até o dia 26 de abril. Podem participar jovens de 15 a 29 anos de Curitiba (o líder do grupo pode ser maior de 29 anos).

Cada grupo deverá ter entre sete e 15 integrantes. O líder terá como responsabilidade a representação perante comissões da gincana.

Provas

A Gincana da Sustentabilidade será composta por três provas: de Sustentabilidade, de Responsabilidade Social e Culturais/Desafios. Estas provas serão realizadas em três formatos distintos: campanhas de coletas, campanhas de doações e atividades bônus.

Serão determinados pela comissão organizadora os pontos de entregas, em cada uma das dez regionais da cidade, para as provas de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social, em lista a ser divulgada por meio de Nota Oficial até 29 de abril.

Protagonismo juvenil

A Gincana da Sustentabilidade faz parte do Plano Juventude de Curitiba Sustentável da Smelj, que busca formar comunidades saudáveis, equitativas e resilientes, fomentando o protagonismo juvenil sustentável por meio de campanhas comunitárias, com foco na responsabilidade social.

Para o secretário da Smelj, Carlos Eduardo Pijak Jr, essa gincana é mais uma ação importante para ajudar a manter Curitiba entre as cidades mais sustentáveis e inteligentes do mundo.

“A gincana faz parte da estratégia da Smelj para colaborar com as ações de sustentabilidade de Curitiba. De maneira lúdica buscamos o engajamento dos jovens nessa importante ação de descarte correto do lixo, combate ao aquecimento global e defesa do meio ambiente”, disse Pijak.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais ações da gestão do prefeito Rafael Greca. Do mesmo modo, essa gestão traz conceitos importantes como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. Assim, buscando valorizar a importância da saúde e bem-estar para os curitibanos, a Prefeitura mobiliza continuamente todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS