Ao longo do primeiro semestre de 2025, a sede da Câmara de Curitiba, o Palácio Rio Branco, recebeu 32 iluminações cênicas. A mudança de cores decorre do uso de luzes externas que iluminam o prédio histórico da Câmara. Essas luzes podem ser alteradas para marcar datas comemorativas, promover campanhas de conscientização e destacar temas de interesse público. Diversos pontos turísticos ao redor do mundo adotam essa prática, da Torre Eiffel ao Cristo Redentor, e Curitiba faz parte desse roteiro.
Até junho deste ano, a Câmara se iluminou em apoio a 12 campanhas e datas associadas ao autocuidado e conscientização sobre saúde e condições médicas, chamando a atenção dos curitibanos para a leucemia, para a prevenção das doenças renais e para o combate ao preconceito contra celíacos. Em 7 ocasiões, a Casa combinou luzes em defesa dos direitos humanos, somando-se às vozes contra o abuso infantil e em defesa dos idosos, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIAPN+, além do enfrentamento à intolerância religiosa. As causas de Saúde e Direitos Humanos foram os destaques de 2025.
Mês a mês: relembre algumas das iluminações especiais do Palácio Rio Branco
Dando o tom de como seria o semestre, as campanhas de saúde inauguraram as iluminações cênicas do prédio histórico da Câmara de Curitiba. No 1º de janeiro, em alusão ao Janeiro Branco, o palácio ganhou a cor da campanha de conscientização sobre Saúde Mental, que alerta para os riscos da depressão na sociedade atual. Em fevereiro, a Câmara aderiu ao Fevereiro Lilás, dedicado à conscientização sobre doenças raras, iluminando-se com a cor temática. No primeiro bimestre, foram 7 campanhas, registradas nas redes sociais e notícias do Legislativo.
Março foi marcado por 7 iluminações, sendo o mês com maior mudança de combinações de cores, para dar conta dos temas que passaram pelo Palaćio Rio Branco. O aniversário de 332 anos de Curitiba foi o destaque, além do prédio ter registrado a passagem do Dia Mundial da Água, do Dia da Imigração Judaica e do Dia Mundial da Mulher.
Em abril, o destaque foi a cor azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Já em maio e junho, o prédio recebeu as cores do Maio Amarelo, dedicado à segurança no trânsito, e do Junho Laranja, voltado à conscientização sobre a doação de sangue, além do combate à anemia e à leucemia. Ao longo do semestre, houve espaço para celebrar os 151 anos da imigração italiana, os 117 anos da Imigração Japonesa, além do Dia do Zootecnista e do Dia do Defensor Público.
Prédio histórico icônico, Palácio Rio Branco é sede da CMC
O Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).
Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
*Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques