18 C
Curitiba
terça-feira, 23 abril 2024

Agência Curitiba completa 15 anos promovendo inovação e empreendedorismo

Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação comemora, nesta quarta-feira (14/12), 15 anos de atuação na cidade, fomentando o desenvolvimento econômico e tecnológico de Curitiba.

Criada em 14 de dezembro de 2007 com programas de empreendedorismo, a Agência Curitiba acompanhou as tendências mundiais e, desde 2017, evoluiu para a promoção da inovação e de iniciativas de smart city em Curitiba, com a criação do ecossistema do Vale do Pinhão

“Celebramos a Agência Curitiba, que completa 15 anos de trabalho incansável, e contribui para que Curitiba seja uma cidade inteligente reconhecida internacionalmente com o Vale do Pinhão”, destacou o prefeito Rafael Greca.

A Agência Curitiba promove o desenvolvimento sustentável de empreendedores e das atividades econômicas da cidade, incentiva empresas e instituições de base tecnológica a investirem na cidade e integra ações de melhoria dos serviços públicos ao curitibano, mostrando que a capital está pronta para os desafios do futuro.

“Atuamos para fortalecer o ambiente de inovação na cidade, unindo todos os agentes do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, como as universidades, empresas privadas, entidades de classe, poder público, comércio, indústria”, diz a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi. 

 

Cidade premiada

As iniciativas de smart city de Curitiba têm garantido à cidade a conquista de vários títulos e reconhecimentos nacionais. Somente em 2022, a capital paranaense foi premiada como Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil (ranking Connected Smart Cities 2022), Prêmio Smart City América Latina (Smart City Latam Awards), Cidade Mais Sustentável da América Latina (Corporate Knights), uma das Seis Cidades Mais Inteligentes do Mundo LINK (World Smart City Awards 2022) e, pelo segundo ano consecutivo, uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo (Intelligent Community Forum/ICF). 

Smart City Expo

Com apoio da Agência Curitiba e da Prefeitura, Curitiba será, pelo quarto ano consecutivo, o polo das discussões das cidades inteligentes, Smart City Expo Curitiba 2023, que será realizado de 22 a 24 de março do próximo ano, com expectativa de reunir 15 mil pessoas.

Impulso ao empreendedorismo

Responsável pela política de empreendedorismo e inovação do município, a Agência Curitiba tem ações e programas de apoio a quem deseja empreender e investir nos seus empreendimentos, desde os pequenos negócios até grandes startups.

Entre os programas, estão o Bom Negócio, os coworkings públicos Workitiba, nove Espaços Empreendedor, o Fab Lab, as formações do 1º Empregotech e o programa Empreendedora Curitibana.

Entre as iniciativas de legislação para inovação, estão a Lei da Inovação, o Alvará Digital, o Decreto do 5G, que modernizou as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular, e o Tecnoparque, que favorecem a performance econômica e atraem empreendimentos à cidade.

Desenvolvimento e integração

Favorecendo o desenvolvimento, integração e capacitação no Vale do Pinhão, a Agência Curitiba promove os encontros mensais do Paiol Digital , Business Round , e fechou o ano com o Conexões Vale do Pinhão. O programa Sandbox estimula o investimento em inovações tecnológicas por startups.

As ações do Vale do Pinhão têm sido estendidas aos 28 municípios da Grande Curitiba, em uma parceria com Pró-Metrópole
Para atrair investimentos em tecnologia para a região Sul do país, Curitiba uniu-se a Joinville e Florianópolis (SC) e Porto Alegre e Caxias do Sul (RS) no programa TechRoad.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS