26 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Agressividade no trânsito é tema de campanha do Detran

Relatos de brigas no trânsito são comuns nos jornais, nas redes sociais e nas conversas com amigos. A agressividade ao volante preocupa e é tema da campanha “31 Dias para mudar o trânsito”, promovida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), como parte das atividades do Maio Amarelo.

Inspirado em fatos reais o vídeo divulgado a partir deste sábado (7), no site www.detran.pr.gov.br/maioamarelo conta a história de uma família destruída por uma briga de trânsito.

Na preferencial, o carro passou direto e quase bateu no nosso. Eu me assustei, meti a mão na buzina. Aí o cara parou, parou, olhou, tocou em frente. Aí continuei e no sinaleiro a gente emparelhou novamente, ah, não tive dúvida, eu meti a mão na buzina com tudo, com gosto”, diz o depoimento.

“Ai eu só vi a minha mulher gritando: para com isso amor, para com isso! Como eu vou parar? Eu só me toquei quando eu vi o cara descendo com a chave de roda e arrebentando tudo. Ai eu olhei para atrás e vi a minha filha toda coberta de caco de vidro, assustada, por que tinha que ter buzinado, pra quê?”, lamenta.

INSTIGA A VIOLÊNCIA – De acordo com a psicóloga, Marina Pires Alves Machado, o trânsito por si só já é bastante estressante e com barulhos altos e constantes, tende a ser ainda mais.

“A buzina pode ser percebida como um “grito” ou como “escrever uma mensagem em caixa alta” para alguém. É entendida como ofensa pelo motorista que a recebe e pode gerar um comportamento agressivo em retorno. É entendida como se fosse um xingamento. Por esse motivo instiga a violência, a agressividade, aumenta o estresse e a irritabilidade”, explica.

LEI: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) orienta que a buzina nos veículos seja utilizada apenas em casos de advertências: para evitar acidentes ou indicar ao condutor a intenção de ultrapassá-los. O uso inadequado, fora das situações previstas em lei, de forma prolongada e sucessivamente, em locais e horários proibidos por sinalização e entre as 20h e 06h, é considerada infração leve, com 3 pontos na CNH e multa de R$53,20.

“Paciência, bom senso e responsabilidade podem salvar vidas. O Detran está atento ao problema de comportamento no trânsito e acredita que só com mais investimentos em educação e uma melhor formação dos condutores poderemos mudar esta realidade”, defende o diretor do Departamento, Marcos Traad.

MAIO AMARELO – O vídeo sobre agressividade faz parte da campanha do Detran-PR para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito. A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, movimento que busca a conscientização no trânsito.

Foram criadas 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada, sobre atitudes que podem fazer a diferença. Desde o primeiro dia deste mês, no site www.detran.gov.br/maioamarelo é exibido um vídeo por dia, com um depoimento baseado em fatos reais. O tema também é explorado com matérias, infográficos, peças em sites e redes sociais.

“Fizemos uma lista com as 31 principais causas de acidentes ou pontos de atenção no trânsito, incluindo as vistas como banais, como o uso indevido da buzina, ou o excesso de carga, por exemplo. São temas que nunca abordamos, não renderiam uma grande campanha, mas que passam a ser nosso foco durante aquele dia”, explica Marcos Traad.

Acompanhe a campanha:

www.detran.pr.gov.br/maioamarelo

www.youtube.com/user/imprensadetranpr

www.facebook.com/DetranPR/

twitter.com/detran_pr

 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS