23.7 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Bárbara Domingos garante vaga na Olimpíada de Paris

Nesta quinta-feira (24/8), a atleta curitibana Bárbara Domingos, apoiada pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, confirmou vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao se classificar para a final do Mundial de Ginástica Rítmica, que está sendo disputado em Valência, na Espanha. A Olimpíada acontece de 26 de julho e 11 de agosto do ano que vem.

Além da vaga olímpica, Bárbara conseguiu classificação inédita para a decisão de maças, ficando na oitava posição. É a primeira vez que uma atleta brasileira chega a uma final por aparelhos em um mundial.

Recentemente, a curitibana também foi destaque no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, no México. Competindo com atletas renomadas, como a estadunidense Evita Griskenas, finalista da Olimpíada de Tóquio 2020, Bárbara conquistou o 1º lugar individual geral, além de outros feitos relevantes.

“Representar o Brasil nos Jogos Olímpicos é o sonho de todo atleta e ela merece essa oportunidade por tudo que faz. Essa façanha da nossa campeã mostra também que o nosso programa de incentivo ao esporte está investindo no lugar certo, fato que torna Curitiba, cada vez mais, a capital nacional do esporte”, disse o prefeito Rafael Greca.

Brasil classificado
Em Valência, na Espanha, Bárbara Domingos garantiu a vaga olímpica ao se apresentar ao som de Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e Bad Romance, de Lady Gaga. A curitibana estava fora da zona de classificação antes desta quinta-feira, mas terminou o classificatório na 14ª posição. As 17 melhores colocadas conquistam a classificação aos jogos.

O Brasil ainda quase conseguiu mais uma classificação para a Olimpíada com Geovanna Santos. A atleta era a 13ª colocada após o primeiro dia de classificatórias, mas terminou na 21ª posição nesta quinta-feira e ficou de fora.

Curitiba na Olimpíada
Além do feito de Bárbara, Curitiba tem outros nomes quase certos na Olimpíada de Paris em 2024, como Julia Soares, da ginástica artística, Alexandre Pereira de Camargo, da esgrima, e Natasha Padilha Ferreira, do judô.

Todos esses atletas são atendidos pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e que prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para serem investidos em projetos esportivos.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS