Um vídeo publicado nesta semana pela rede britânica de notícias BBC sobre os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro está gerando intensos debates sobre a visão da cidade e do Brasil no exterior.
A produção apresenta uma floresta, com animais que praticam esportes e se transformam em atletas ao descobrirem as instalações da cidade olímpica. Entre os brasileiros, muitos se manifestaram com sérias críticas à iniciativa inglesa, que eles acusam de retratar a sede das Olimpíadas como um lugar selvagem. Outros, no entanto, veem o vídeo como uma grande homenagem às riquezas naturais do Rio e do Brasil.
“Até os gringos valorizam mais a nossa fauna e flora do que nós mesmos. Criem vergonha na cara, a animação ficou incrível”, disse uma usuária do YouTube sobre o vídeo da BBC.
“O Rio de Janeiro é cercado pela mata atlântica. E, sim, vivemos na selva, graças a Deus. A amazônia cobre 60% do Brasil. Antes exaltarem a selva do que alguém roubando um celular, apontando arma para a cabeça ou citando 40 mil mortes anuais por armas de fogo; no caso, armas de bandidos”, disse outro.
O comitê organizador dos Jogos também ficou no grupo dos que gostaram da campanha publicitária britânica, como muitos brasileiros, algo que deixou os críticos ainda mais ofendidos.
Para o apresentador do canal SporTV André Rizek, há várias características no Rio de Janeiro que dão legitimidade às imagens apresentadas pela rede britânica. Segundo ele, os brasileiros precisam se acostumar com a maneira como o mundo vê o país.
“Estamos ao lado da maior floresta urbana do mundo, e é um orgulho do Rio de Janeiro que a Floresta da Tijuca seja a maior floresta urbana do mundo com mata atlântica, e lá você encontra vários animais”, disse ele, citado pelo SportTV.