19.9 C
Curitiba
quarta-feira, 24 abril 2024

BBC provoca polêmica com vídeo sobre Olimpíadas em Rio selvagem

Um vídeo publicado nesta semana pela rede britânica de notícias BBC sobre os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro está gerando intensos debates sobre a visão da cidade e do Brasil no exterior.

A produção apresenta uma floresta, com animais que praticam esportes e se transformam em atletas ao descobrirem as instalações da cidade olímpica. Entre os brasileiros, muitos se manifestaram com sérias críticas à iniciativa inglesa, que eles acusam de retratar a sede das Olimpíadas como um lugar selvagem. Outros, no entanto, veem o vídeo como uma grande homenagem às riquezas naturais do Rio e do Brasil.

“Até os gringos valorizam mais a nossa fauna e flora do que nós mesmos. Criem vergonha na cara, a animação ficou incrível”, disse uma usuária do YouTube sobre o vídeo da BBC.

“O Rio de Janeiro é cercado pela mata atlântica. E, sim, vivemos na selva, graças a Deus. A amazônia cobre 60% do Brasil. Antes exaltarem a selva do que alguém roubando um celular, apontando arma para a cabeça ou citando 40 mil mortes anuais por armas de fogo; no caso, armas de bandidos”, disse outro.

O comitê organizador dos Jogos também ficou no grupo dos que gostaram da campanha publicitária britânica, como muitos brasileiros, algo que deixou os críticos ainda mais ofendidos.

Para o apresentador do canal SporTV André Rizek, há várias características no Rio de Janeiro que dão legitimidade às imagens apresentadas pela rede britânica. Segundo ele, os brasileiros precisam se acostumar com a maneira como o mundo vê o país.

“Estamos ao lado da maior floresta urbana do mundo, e é um orgulho do Rio de Janeiro que a Floresta da Tijuca seja a maior floresta urbana do mundo com mata atlântica, e lá você encontra vários animais”, disse ele, citado pelo SportTV.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS