22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Biblioteca Pública do Paraná abre inscrições gratuitas para oficina literária de romance

Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para uma oficina literária de romance, realizada pelo projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção. Ministradas pelo escritor Otto Leopoldo Winck, as oito aulas presenciais acontecem sempre às terças-feiras, das 14h às 18h, entre 24 de maio e 19 de julho.

São 20 vagas disponíveis e voltadas para maiores de 18 anos. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar um breve texto, de até cinco linhas, para o e-mail ampliandohorizontescwb@gmail.com explicando por que querem participar do curso.

Ao final da oficina, Winck e uma equipe formada pelos escritores Carlos Machado, Guido Viaro, Jaqueline Conte e Marcio Renato dos Santos (coordenador do projeto) vão selecionar fragmentos de romances produzidos pela turma para a publicação de um livro impresso, a ser editado pela Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural.

O projeto Ampliando Horizontes ainda prevê outras duas oficinas gratuitas promovidas na BPP até agosto — uma de contos (com Cezar Tridapalli) e outra de haicais (com Alvaro Posselt).

CURSO — Durante a oficina, Otto Leopoldo Winck vai apresentar fundamentos teóricos e estimular atividades práticas voltadas para a elaboração de romances. As aulas acontecem na sala de cursos da BPP nos dias 24 e 31 de maio, 7, 14, 21 e 28 de junho; e 12 e 19 de julho.

Doutor e mestre em Estudos Literários pela UFPR, Winck atualmente leciona na PUCPR e na Uniandrade, em Curitiba, além de ministrar oficinas de escrita criativa.

É autor dos romances Jaboc (Garamond, 2006, vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia) e Que Fim Levaram Todas as Flores (Kotter / Patuá 2019), do ensaio Minha Pátria É Minha Língua: Identidade e Sistema Literário na Galiza (Appris, 2017), do volume de poemas Cosmogonias (2018, Kotter) e do poema-livro Périplo (Patuá, 2021).

O projeto foi desenvolvido com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura — Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Paraná Equipamentos S. A., Sigmafone Telecomunicações Ltda. e Brementur Agência de Turismo Ltda. são empresas que patrocinam a oficina, que tem apoio da Tulipas Negras Editora e da Biblioteca Pública do Paraná.

Serviço:

Projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção — Oficina de romance

Oito encontros entre 24 de maio e 19 de julho, na sala de cursos da BPP

Inscrições e informações: ampliandohorizontescwb@gmail.com

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS