Biblioteca Pública oferece curso sobre autopublicação na semana de aniversário - Na foto, o jornalista, escritor e editor João Varella -

O jornalista, escritor e editor João Varella ministrou nesta quinta-feira (10), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), o curso “Publique livros, crie editoras”. Durante o encontro, incluído na programação de aniversário de 165 anos da BPP, o fundador da editora Lote 42 e dos projetos Banca Tatuí e Sala Tatuí, em São Paulo, apresentou ao público os passos essenciais do processo de produção editorial.

Varella abordou temas como criação de conteúdo, autopublicação, trabalho gráfico, divulgação e distribuição, além de responder perguntas da plateia. “O livro é o primeiro meio de comunicação de massa da história, mas hoje em dia pode ser produzido e lançado por meio de vários formatos diferentes e inovadores”, afirmou, estimulando autores e editores independentes a promover eventos e estabelecer parcerias criativas.

“É importante levar em consideração tantos os aspectos mercadológicos quanto os artísticos, porque o livro não é apenas um produto. Por outro lado, não se deve demonizar o lado comercial e, sim, apostar em novas estratégias, como, por exemplo, a venda direta e a participação em feiras de publicação”, disse o editor.

João Varella retorna nesta sexta-feira à Biblioteca, para ministrar o curso novamente. O encontro acontece no auditório, às 14h30, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição.

PROGRAMAÇÃO — Os eventos de aniversário da Biblioteca Pública do Paraná ainda incluem palestras, sessões de cinema, apresentações teatrais, bate-papos e atrações para crianças. Veja a agenda completa em bpp.pr.gov.br.