17.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Bicicaixas dão mais segurança para pedalar na Marechal Floriano

A Avenida Marechal Floriano Peixoto está mais segura para os ciclistas, na Regional Boqueirão. Nos trechos em que a via já tem ciclofaixa, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito iniciou, neste mês de agosto, melhorias para tornar as viagens sobre duas rodas mais tranquilas. 

Entre as medidas, já foram implantadas em três áreas de espera para bicicleta, as “bicicaixas”, em cruzamentos com semáforos. 

Essas áreas são faixas perpendiculares à via, posicionadas entre a faixa de pedestres e o ponto de espera dos veículos motorizados. São locais exclusivos para os ciclistas se posicionarem enquanto o semáforo está fechado para a travessia. 
“Esses áreas dão melhores condições de visibilidade aos motoristas sobre a posição dos ciclistas ” explica o arquiteto urbanista da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Gustavo Garrett.

“Nas bicicaixas, os ciclistas também podem fazer a travessia para seguir na ciclofaixa com tranquilidade e segurança”, acrescenta o arquiteto. 

Locais das bici-caixas

As novas áreas foram instaladas nos cruzamentos da Marechal Floriano com as rua Dr. Julio Cesar Ribeiro de Souza (Hauer), Antonio Sprada (Boqueirão) e Desembargador Antonio de Paula (Boqueirão). 

Esse modelo é o mesmo já existente nos cruzamentos semaforizados das vias compartilhadas das Avenidas Sete de Setembro, João Gualberto e Paraná.
 
O mecânico Gabriel Victor Vieira Bittar, 21 anos, utiliza a ciclofaixa da Av. Marechal Floriano diariamente e aprovou a bici-caixa da Dr. Julio Cesar Ribeiro de Souza.

“É uma mudança simples, mas que ajuda. Tudo o que vier para incentivar e proteger o ciclista é bem-vindo”, fala.

Tachões

Nos próximos meses será realizada a manutenção da sinalização de todos os cruzamentos rodocicloviários da Marechal Floriano, num total de 7 km dos 12,5 km de extensão da avenida. 

“Espero que tenha mais melhorias como estas”, diz Wanderlei Miranda Amaral, 57 anos, que utiliza a bicicleta para ir e voltar do trabalho. 

O trecho entre a Praça do Carmo e a Rua Waldemar Loureiro Campos já recebeu a implantação de 40 tachões, que reforçam o limite entre a área de trânsito dos ciclistas e dos automóveis. 

Mais mudanças 

Para outubro, uma readequação das faixas será feita na esquina com a Rua Cel Antônio Ricardo dos Santos, no Hauer criando uma ciclofaixa de mão dupla e um ponto de travessia mais seguro. Atualmente, o local tem duas ciclofaixas de mão única, que acompanham o fluxo dos veículos. 

“Verificamos que ali é uma travessia muito insegura para quem pedala e, a pedido da população, vamos fazer adaptações no trecho”, destacou Garret. 

O resultado da mudança vai liberar algumas vagas de estacionamento no trecho, beneficiando também moradores e o comércio da quadra.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS