A Praça Oswaldo Cruz é o novo centro de treinamento da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Desde o início de agosto, 40 crianças e jovens de escolas públicas de Curitiba usam a estrutura do Centro Esportivo da Prefeitura para treinar a modalidade.

O projeto é da Federação Paranaense de Triathlon e agora conta com a parceira da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Com supervisão de profissionais da Federação, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, usam a piscina e as pistas da praça para os treinos de corrida e de bicicleta.

“Colocamos a infraestrutura à disposição para a Federação de Triathlon desenvolver o projeto”, explica Rogério França de Oliveira, chefe do Núcleo Regional da Smelj na Matriz.

Os participantes vêm de várias regiões da cidade. Os treinos acontecem de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde, sempre no contraturno escolar. São quatro turmas com 10 estudantes cada.

As aulas são gratuitas e quem tiver interesse em participar da escolinha pode conseguir mais informações no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, no telefone 3323-7894.

Estudante do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, Samuel Carvalho sai do bairro Seminário para os treinos da Oswaldo Cruz. “Aprendi que o triatlhon é um esporte que tem três coisas, corrida, bicicleta e natação. Nunca tinha nadado, então pra mim essa é a parte mais difícil”.

A formação de novos talentos para a modalidade, e principalmente a divulgação e contato com o esporte são os principais objetivos do projeto.

“Só por essas crianças estarem aqui praticando atividade física já é um ganho e os talentos que despontarem serão encaminhados para os treinamentos de rendimento”, disse Jéssica Virginio Rodrigues, treinadora.    

O projeto Escolinha de Triathlon tem como padrinho Juraci Moreira, triatleta olímpico, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.