13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Cachorros-do-mato resgatados chegam ao Zoo de Curitiba

Os cachorros-do-mato Faísca, Fumaça e Fuligem são os mais novos reforços da Educação Ambiental do Zoológico de Curitiba. Os três se mudaram, nesta segunda-feira (20/1), para um recinto espaçoso e com uma série de estímulos e elementos para promoção do bem-estar na unidade de conservação do Alto Boqueirão.

Eles estão na bateria de recintos dos canídeos brasileiros, próximos ao graxaim-do-campo e ao lobo-guará. “Lá, os visitantes e, em especial, as crianças podem aprender sobre a importância da conservação  da espécie”, destacou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Os três vieram para Curitiba encaminhados pelo Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná, em outubro do ano passado, após perderem a mãe em uma fazenda no Norte do Paraná. Eles passaram uma temporada no setor técnico do Passeio Público para suplementação de vitaminas, alimentação adequada para a espécie e a imunização necessária.

O Zoo de Curitiba foi escolhido por ter espaço físico e equipe capacitada para o tratamento dos animais, que já não têm condições de viver sozinhos na natureza.

Seu recinto é composto por área livre com vegetação similar ao que eles encontram em seu ambiente natural e área coberta, com espaço para manejo e fornecimento de alimentação balanceada e atendimento de outras necessidades.

“As touceiras compõem intencionalmente o ambiente do recinto”, contou Evaristo. “Eles podem escolher ficar visíveis ou não, estimulando seu comportamento e com foco no bem-estar dos animais”, completou.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS