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sábado, 12 outubro 2024

Campanha do Agasalho de Curitiba busca arrecadar mais de 110 mil peças de roupa e cobertores

O prefeito Rafael Greca lançou nesta terça-feira (16/5) a Campanha do Agasalho 2023. Com o slogan Doou Esquentou, a campanha vai incentivar a população a doar agasalhos, principalmente roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho que serão usados pela Fundação de Ação Social (FAS) no atendimento a pessoas em situação de rua.

A expectativa é que este ano a Campanha do Agasalho ultrapasse as doações registradas em 2022, quando a FAS contabilizou 110 mil peças de roupas, calçados e cobertores.

O lançamento foi feito no mesmo evento de apresentação da Operação Inverno, para atendimento à população em situação de rua durante o período em que são registradas as menores temperaturas na capital.

O objetivo das duas ações, que serão desenvolvidas até o dia 15 de setembro, é preservar a saúde e integridade física da população atendida, principalmente aquela que vive nas ruas.

“A ideia é que nós não percamos ninguém para o frio e que todos que estarão quentinhos em casa coloquem a mão no guarda-roupa, tirem uma peça de roupa ou um cobertor e doem para a Campanha do Agasalho, porque o que nos sobra falta na casa dos pobres”, disse o prefeito, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone.

Greca reforçou que a população pode doar para a campanha cobertores, roupas para pessoas adultas e crianças, mas principalmente agasalhos e calçados para homens, que são maioria entre a população em situação de rua na cidade.

Margarita também convidou a população a participar da ação. “Vamos abrir nossos corações para levar a solidariedade e doar um cobertor, uma calça, uma blusa que estejam em bom estado”, disse. Ela destacou que as peças doadas serão entregues as pessoas atendidas pela FAS, principalmente nas unidades de acolhimento.

“Nesses 30 anos da FAS, que fundamos para ajudar as mulheres vítimas de violência, as famílias e as pessoas que sofrem, pedimos para trabalharmos juntos e fazermos desta a maior campanha do agasalho de todos os tempos”, reforçou a primeira-dama.

Proteção

A Campanha do Agasalho poderá ser vista nos pontos de ônibus, televisões de alguns veículos do transporte público e em cartazes espalhados principalmente nos pontos de coleta de doações.

A campanha lembra que o frio chegou e que se a população tem no armário roupas quentes e em bom estado, que não estão sendo usadas, que faça a doação para que as peças possam aquecer outras pessoas.

Maria Alice Erthal, presidente da FAS, diz que a participação da comunidade é importante. “Estamos entrando no período mais frio do ano e o inverno costuma castigar mais as pessoas em vulnerabilidade social, principalmente as que vivem em situação de rua”, disse.

Parceiros

Neste momento, a Campanha do Agasalho conta com 13 parceiros externos, além de órgãos da administração do município, que juntos abriram 110 pontos de arrecadação de doações. Confira a lista AQUI.

São parceiros da campanha: redes de supermercados Condor, Festval e Gigante Atacadista; Jockey Plaza Shopping, Rede Massa, Banco do Brasil, Ritmo Logística S/A, Mansev Curitiba, UP Experience (que possui o Teatro Positivo, a Up Expo e os campi da Universidade Positivo Ecoville, Osório e Santos Andrade), Ótica Ipanema, YouRock Bar, Boteco da Ordem e Garden HamBargueria.

Além dos pontos de coleta das empresas parceiras, a população poderá entregar doações nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque Solidariedade, vinculados à FAS, na Guarda Municipal e no prédio central da Prefeitura.

Interessados em participar da campanha como ponto de coleta devem entrar em contato com o Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596.

Presenças

O evento de lançamento da Operação Inverno e da Campanha do Agasalho contou com a presença do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Nelson de Lima Ribeiro; dos secretários municipais Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), Cinthia Genguini (Comunicação Social) e Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude); dos vereadores Osias Moraes, jornalista Márcio Barros e Mauro Bobato; e do assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro.

E, ainda, dos administradores Regionais do Cajuru (Narciso Doro Júnior), Portão (Gerson Gunha), Santa Felicidade (Simone da Graça das Chagas Lima) e Pinheirinho (Reinaldo Boaron); do reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto; da gerente de RH da Rede Supermercados Condor, Charmoniks Heuer; do diretor de RH e TI do Supermercado Festval, Paulo Beal; da analista de Gestão Empresarial Jr. da Ritmo Logística, Talita Barbosa Kruscielski; do controlador-geral do Município, Daniel Conde Falcão; representando o Simepar, Marco Antônio; e o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schünig.

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EDIÇÃO IMPRESSA Nº 123 | SETEMBRO/2024

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