18 C
Curitiba
terça-feira, 23 abril 2024

Campanha incentiva a destinar parte do IR à qualidade de vida das pessoas idosas de Curitiba

Para incentivar os contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda devido para instituições e projetos sociais que atendem idosos em Curitiba, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura de Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) lançaram uma nova campanha publicitária, nesta terça-feira (7/11).

As peças podem ser vistas nos pontos de ônibus, nas redes sociais e em sites de veículos de comunicação e retratam pessoas acolhidas ou atendidas por instituições que recebem recursos destinados pelos contribuintes ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).

Com frases que falam sobre investimentos, a campanha mostra que a vida das pessoas idosas é o ativo mais valioso do mercado e que destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal garante milhões de sorrisos, além de ser sem taxas e gastos. 

Empresários

A campanha busca sensibilizar pessoas físicas e jurídicas, mas neste momento, principalmente os empresários e contadores que têm prazo até o dia 29 de dezembro para entregar a Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Além de destacar que a destinação do IR para o Fundo Municipal é descomplicada e isenta de custos.

Empresas que usam o regime de tributação de Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido. Já para pessoas físicas o limite é de até 6% até o último dia útil do ano e de 3%, em 2023, durante o prazo de recebimento das declarações estipulado pelo governo.

A presidente da CMDPI, Roberta Cristina Pivatto Borges, diz que a destinação do IR para o Fundo Municipal é um procedimento simples, porém importante para a garantia dos direitos da pessoa idosa, uma vez que amplia o atendimento dessa parcela da população.  

“Destinar o Imposto de Renda para o Fundo é estar comprometido com o envelhecimento saudável e com a dignidade da população idosa, pois os recursos são aplicados no município, cidade amiga das pessoas idosas”, ressalta.

Projetos e programas

Todos os valores destinados pelos contribuintes ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa são aplicados em projetos e programas de atendimento, promoção e garantia de direitos que obrigatoriamente precisam ser aprovados pelo CMDPI.

Aos 68 anos de idade, a aposentada Luiza Pinto dos Santos sabe o quanto é importante participar de projetos que buscam a qualidade de vida das pessoas idosas. Depois de uma vida de muito trabalho como doméstica, ela participa há oito meses do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da FAS, que usam recursos do FMDPI para custear parte das despesas.

No Cras Bom Menino, no Campina do Siqueira, ela encontra as amigas para participar de passeios, palestras e fazer atividades manuais. “A vida inteira eu só trabalhei e não podia aproveitar os serviços da Prefeitura. Mas agora tenho tempo e quero curtir a vida. Lá no Cras, eu adoro as meninas, me divirto”, diz.

Atualmente, a FAS possui 163 grupos do SCFV que reúnem 2.161 pessoas idosas. Entre as atividades realizadas nos grupos estão artesanato, canto, canto e seresta, dança, dança cigana, dança circular, dança de salão, dança de ritmos diversos, dança sênior, pintura em tela, tai-chi-chuan, ioga, além de aulas de espanhol, italiano, francês, inglês e japonês.

Passo a passo

Fazer a destinação do Imposto de Renda é simples e rápido. Basta seguir o passo a passo, pagar o boleto e declarar a doação.

1º – Calcule o valor aproximado do imposto devido.

Utilize como base os anos anteriores. Na dúvida, fale com seu contador.

2º – Vamos a doação?

Para começar é só acessar este link

3º – Preencha o boleto.

Escolha pessoa jurídica, preencha o valor calculado e a data do pagamento. No campo “Receptor”. É possível escolher o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou projetos de entidades.

4º – Pague o boleto e declare a doação.

Efetue o pagamento da guia até 29 de dezembro de 2023 e declare a doação.

O recibo será enviado para o email informado no momento da emissão do boleto.

Saiba mais no site idososcuritiba.curitiba.pr.gov.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS