A cultura da Ucrânia foi homenageada neste domingo (3/7), com uma apresentação de obras folclóricas daquele país, no Memorial Ucraniano, no Parque Tingui. O concerto com o tenor Vitorio Scarpi e com o acordeonista, Marlon Benorski, foi parte da 39ª Oficina de Música de Curitiba e abriu a programação dos nove concertos em igrejas e oratórios que acontecerão até o próximo domingo (10/7).

“A árvore típica das montanhas”, “Minha querida mãezinha”, “Desamarrem os cavalos, meninos” e outras dez músicas tradicionais que remontam a história da Ucrânia se integraram ao ambiente do Memorial e às obras expostas no espaço que fica dentro do Parque Tingui.

Os músicos, ambos participantes do grupo folclórico Poltava, começaram a apresentação dedicando as músicas aos parentes na guerra.

“A Ucrânia tem uma cultura própria, e não podemos esquecer as tristezas do país. Pouco se fala da guerra, mas ela continua existindo e é muito difícil aceitar fazer essa homenagem sem lembrar do que estamos passando”, comentou o tenor Vitorio Scarpi.

O passeio de domingo da família Guiera ficou ainda mais animado com a apresentação. O casal Amanda e Anderson esteve com a filha Alessa, de quatro anos. “Foi um mergulho na história, entramos no clima. A programação da Oficina já está no bolso e já estamos pensando na próxima apresentação”, comentou Amanda Guiera.

O casal de ciclistas Cecília e Alex Hiojo ouviu em uma rádio a programação da 39ª Oficina de Música e aproveitou o concerto para conhecer mais um espaço da cidade. “Muito importante para Curitiba ter a Oficina de Música, o evento agrega conhecimento cultural quando espalha a programação por diversos espaços”, comentou Cecília.

As apresentações continuam

A Capela da Glória, no Alto da Glória, ficou pequena para o público, que lotou o lugar para ouvir o concerto de música antiga com o grupo Falsas Consonâncias. Eles  apresentaram um repertório de obras barrocas do compositor italiano Nicola Matteis (1650-1714). 

A série de apresentações terá sequência nesta segunda-feira (4/7) com as canções medievais do grupo Alla Rustica. Eles se apresentam às 12h30, na Igreja de Cristo da Comunidade Luterana, no Centro. 

Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.

Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 91.7 FM

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economias criativas, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba. 

Confira a programação de concertos em igrejas e oratórios

Dia 4 (segunda) – 12h30
ALLA RUSTICA – CANÇÕES MEDIEVAIS
Comunidade Luterana Igreja de Cristo – grátis (Rua Inácio Lustosa, 309)

Dia 5 (terça) – 12h30
RECITAL DE VIOLÃO SOLO – WALMOR BOZA
Local: Capela da Glória (Avenida João Gualberto, 565 – Alto da Glória)

Dia 6 (quarta) – 12h30
RECITAL DE FLAUTA E VIOLONCELO
Comunidade Luterana Igreja de Cristo – grátis (Rua Inácio Lustosa, 309)

Dia 7 (quinta) – 12h30
DUO TERCINA – VALSAS BRASILEIRAS
Local: Capela da Glória (Avenida João Gualberto, 565 – Alto da Glória)

Dia 8 (sexta) – 12h30
DANÇAS REAIS – ALLA RÚSTICA
Local: Capela da Glória (Avenida João Gualberto, 565 – Alto da Glória)

Dia 9 (sábado) – 15h
NEYMAR DIAS (VIOLA BRASILEIRA) INTERPRETA JOHANN SEBASTIAN BACH
Local: Bosque Alemão – Oratório de Bach (Rua Francisco Schaffer, s/nº – Vista Alegre)

Dia 10 (domingo) – 15h 
300 ANOS DO PEQUENO LIVRO DE ANA MAGDALENA BACH
DUO DE VIOLINO E CRAVO/ORGÃO SOLO
Local: Bosque Alemão – Oratório de Bach (Rua Francisco Schaffer, s/nº – Vista Alegre)