Personagens que ajudaram a escrever a história de Curitiba entre a segunda metade do século 19 e o começo do século 20 atravessaram o tempo e a atual avenida João Gualberto, na altura do Palacete dos Leões, para assistir ao concerto oficial de abertura da Semana Cultural na Capela da Glória, no fim da manhã deste sábado (10/8). O evento, que vai até quinta-feira (15/8), marcou o primeiro aniversário da restauração do espaço pelo programa Rosto da Cidade.
Vestindo roupas da chamada Belle Époque, o grupo de atores amadores denominado Universitários da Capela foi saudado pelo prefeito Rafael Greca.
Entre os personagens por eles interpretados estavam membros da família do desembargador Agostinho Leão e Maria Bárbara Leão, antigos moradores do Palacete. Esta era irmã do Barão do Serro Azul, representado por sua viúva, Nhá Coca, e a filha Efigênia. Também entre os personagens estavam Dom Alberto Gonçalves, primeiro pároco da Capela da Glória, Dom José Camargo de Barros, primeiro bispo de Curitiba, e o ex-prefeito Cândido de Abreu. O grupo foi dirigido por Khae Lhucas.
Celebração com música e história
“Um ano depois do restauro desta Capela, podemos reencontrar nossa história pelas mãos de personagens que fazem parte dela e que representam o rosto bonito da Bela Época” ”, disse Greca
“É uma emoção muito grande também poder ouvir boa música e aprender com as palestras sobre nossa história contada pelo patrimônio histórico”, completou o prefeito. Ele também recebeu e colocou, na lapela do paletó,a camélia vermelha recebida de uma das atrizes, que colheu a flor do jardim do Palacete dos Leões.
Ornamentada com arranjos de rosas amarelas com folhas de erva-mate sob cada uma das suas cinco imagens religiosas, a Capela foi palco do concerto inaugural da série Ingrid Müller Seraphim.
Fundadora da Camerata Antiqua de Curitiba, a cravista recebeu das mãos do Prefeito uma homenagem da Comissão de Música Antiga da Capela antes do início do concerto. No programa, peças de Leopold Hofmann, Carlo Tessarini, Jean-Baptiste Bréval e Franz Joseph Haydn executadas pelo violinista Matheus Prust e pela violoncelista Alzira Schmitt-Hübner.
Participaram do evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e a procuradora-geral do município, Vanessa Palacios.
Aberta ao público
Antes de assistirem ao espetáculo, já caracterizados, os atores estiveram no Passeio Público, próximo à Capela. O objetivo da iniciativa – que despertou a curiosidade dos frequentadores do local por causa dos trajes e do modo diferente de falar dos personagens – foi convidar curitibanos e turistas para os concertos e palestras da Semana Cultural. A entrada é franca.
Depois da Semana Cultural, os apreciadores de música erudita poderão assistir aos concertos que acontecerão na Capela da Glória, sempre aos sábados, às 12h, a cada duas semanas.
Confira a sequência da programação
10/8 (sábado)
12h – Concerto musical Estilo Galante com o grupo Ensemble Música Barroca Curitiba
15h – Sarau no jardim – Chá, música e poesia
19h – Concerto Stabat Mater, com o grupo de canto coral Madrigal em Cena
11/8 (domingo)
12h – Concerto Canticum Novum, com o coro masculino Ottava Bassa
17h – Missa Tradicional com o Coral Gregoriano de Curitiba
19h – Ofício religioso cantado Santa Maria Mãe de Deus com Coral Gregoriano de Curitiba
12/8 (segunda-feira)
12h – Ânima – apresentação musical do Coro do Colégio Estadual do Paraná
15h – “O ciclo da erva-mate na arquitetura de Curitiba” – palestra com arquiteto Key Imaguire Júnior
19h – Ofício religioso cantado “Santa Virgem Maria” com o Coral Gregoriano de Curitiba
13/8 (terça-feira)
12h – Canções Medievais – apresentação musical com o grupo Alla Rústica
15h – “História da Capela da Glória” – palestra com Khae Lhucas Ferreira Pereira – pesquisador da Fundação Cultural de Curitiba
19h – Ofício religioso cantado Imaculada Conceição, com o Coral Gregoriano de Curitiba
14/8 (quarta-feira)
12h – Caminhos da Renascença – apresentação musical com o grupo Illvminata
15h – “Restauro da Capela da Glória” – palestra com a arquiteta e urbanista Giceli Portela
19h – Ofício religioso cantado Assunção de Nossa Senhora, com o Coral Gregoriano de Curitiba
15/8 (quinta-feira)
12h – Devoções – apresentação musical da Banda Lyra de Curitiba
15h – Rosto da Cidade – entrega do monumento da Nossa Senhora da Glória – Praça Nossa Senhora da Glória
19h – Missa Tradicional de Nossa Senhora da Glória com Coral Gregoriano de Curitiba