16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Chorões curitibanos levam música a parques e teatros no feriado de Tiradentes

O chorinho é a atração principal neste feriado de Tiradentes em Curitiba. Grupos artísticos da cidade – os famosos chorões curitibanos – estarão em parques e teatros a partir desta quinta-feira (21/4), até 29 de abril. A programação é gratuita e livre para toda a família.

As apresentações fazem parte do Festival É no Choro que eu Vou, que busca divulgar a arte de grupos locais, sem deixar de relembrar os compositores que construíram a história do ritmo.

Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Paulinho da Viola são alguns dos compositores que serão interpretados em diversos espaços culturais. Esta é a sétima edição do projeto que acontece anualmente para celebrar o Dia Nacional do Choro (23 de abril), data do nascimento do músico, compositor e arranjador Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.

O festival foi contemplado pelo edital do Mecenato Subsidiado, da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, e tem o incentivo do Positivo.

Programação É no Choro que eu Vou

NA MADRUGA: JULIÃO BOÊMIO
Julião Boêmio faz um tributo à boemia, sua fonte de inspiração. No repertório, composições autorais, clássicos do choro e do samba e também uma homenagem a Nelson Cavaquinho, músico, compositor e boêmio.
Datas: sexta (22/4), sábado (23/4) e comingo (24/4), às 20h
Local: Teatro Cleon Jacques/Memorial Paranista (R. Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)
Ingressos gratuitos neste link

BANDA LYRA NO CHORO
Fazer a feira em um parque, ao som ao vivo de bossa nova, samba e bolero, parece imagem de filme, mas é o que vai acontecer no Passeio Público, na feirinha de orgânicos de sábado. A Banda Lyra Curitibana vai se apresentar em frente ao portão da Rua Carlos Cavalcanti.
Data: sábado (23/4), às 10h30
Local: Passeio Público (R. Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)
Gratuito

PIXINGUINHA NA VILA COM A ORQUESTRA À BASE DE SOPRO
Foram selecionadas 13 músicas que fazem parte da coleção do Instituto Moreira Salles – Pixinguinha Outras Pautas, que são arranjos de Pixinguinha escritos para o programa O Pessoal da Velha Guarda.
Data: sábado (23/4), às 18h
Local: Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial De Curitiba)
Gratuito

CHORO E SERESTA CONVIDA EDUARDO LOBO
Em Curitiba, a cultura do choro é muito forte, principalmente por ser daqui um dos mais antigos conjuntos de choro ainda em atividade no Brasil, o Choro e Seresta, que existe há 45 anos. Nessa apresentação, o grupo convida o violonista Eduardo Lobo.
Data: domingo (24/4), às 10h
Local: Feira do Largo da Ordem (Praça Garibaldi, s/n – São Francisco)
Gratuito

RODA DE CHORO COM REGIONAL DA OABC
O Regional OABC é formado por integrantes da Orquestra à Base de Corda. São músicos que se dedicam à performance e pesquisa do choro.
Data: domingo (24/4), às 11h
Local: Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)
Gratuito

REGIONAL É NO CHORO QUE EU VOU
Formado por músicos curitibanos que interpretam clássicos do choro. Percorreram as dez regionais de Curitiba levando música para as crianças na escolas municipais, nos centros comunitários e nas Ruas da Cidadania.
Data: domingo (24/4), às 12h
Local: Conservatório de MPB (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
Gratuito

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS