Curitiba acaba de ganhar 52 ônibus novinhos. A entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (24/1) no estacionamento do Parque Barigui. Em dois anos, 117 novos ônibus entraram em operação na capital. Acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, Greca relembrou que herdou a frota de ônibus deteriorada na cidade. O prefeito também adiantou que outros 40 ônibus serão entregues em fevereiro.
“Desde 2013 não se repunha o material rodante e a cidade se ressentia, e quase que perdeu o modelo que ela criou. Agora isso acabou. Estamos trazendo ônibus modernos com toda a acessibilidade para idosos e deficientes, com câmeras de segurança e o padrão de segurança Euro 5”, disse o prefeito Rafael Greca.
Dos 52 novos ônibus, 33 são do tipo micro especial e 19 veículos de modelos intercambiáveis, que podem operar na categoria alimentador ou convencional.
Os veículos vêm equipados com motores EURO V/PROCONVE P7 e padrão europeu de conformidade com o meio ambiente. Os ônibus também contam com monitoramento por câmeras, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Além disso, 20% dos bancos são destinados às pessoas com deficiência.
Investimentos
O presidente da Urbanização de Curitiba – Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, citou também que os ônibus vêm equipados com Day light, nos letreiros, o que permite que o usuário identifique rapidamente o nome da linha. Maia Neto explicou que Curitiba está investindo pesado para resgatar a qualidade do transporte de coletivo.
“Em renovação de frota foram investidos mais de R$ 150 milhões, tem também as reformas em terminais com previsão de R$ 85 milhões e também mais R$ 5 milhões nas reformas das estações-tubo. Então são R$ 240 milhões que estão sendo investidos só este ano no transporte coletivo de Curitiba”, enumerou o presidente da Urbs.
Modelo
O prefeito citou que 250 cidades no mundo já copiaram o sistema de transporte de Curitiba, mas ressalvou que nos últimos tempos a qualidade não estava boa. “Nós tínhamos decaído nos últimos anos e eu estou tentando retomar o padrão de qualidade. Com estes 52 veículos, completamos a entrega de 117 ônibus novos, mas não para por aí: na primeira quinzena de fevereiro serão mais 40 ônibus novos e depois virão outros e assim por diante até a gente renovar toda a frota da cidade”, assegurou Greca.
O prefeito disse que comunga com a ideia do governador Ratinho Junior de estender o mesmo padrão de transporte que existe na capital para a região metropolitana. “Há uma grande disposição, minha e do governador Ratinho Junior, de trabalhar juntos para a construção cada vez mais sólida de uma grande cidade formada por Curitiba e pelas nove cidades vizinhas com uma rede única de transporte”, previu.
Internet no busão
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, parabenizou Curitiba pela modernização do transporte. “Nós precisamos pensar Curitiba e região metropolitana de maneira única. Essa é a intenção do nosso governador para que a gente possa juntos buscar parcerias e soluções na vida das pessoas”, disse.
“Parabéns a Curitiba, que inova na questão do transporte coletivo, trazendo ônibus com câmeras de segurança. Acho que é possível avançar mais e trazer wi-fi nos ônibus futuramente”, completou Ortega.
O prefeito Rafael Greca gostou da ideia de permitir que os usuários possam se conectar à internet nos ônibus. “O governador Ratinho Junior me pediu wi-fi nos ônibus de Curitiba. Ele é piazão e está ligado e eu também estou ligado e nós vamos trazer wi-fi nos ônibus”, disse o prefeito.
Sistema barato
Além de saudar a modernização do sistema de transporte coletivo, o prefeito também fez uma defesa do modelo de transporte de massa de Curitiba, garantindo que é uma opção muito mais barata do que o metrô ou mesmo Veículo Leve sobre Trilhos – o VLT.
“O modelo do BRT, do metrô de superfície, custa mil vezes menos do que o metrô enterrado. Se um quilômetro de BRT custa 10, o mesmo percurso de VLT custa 100 e o de metrô custa mil. A maioria das grandes cidades do mundo já não enterra o seu transporte. Elas já operam com o metrô de superfície. Esta é uma lição de Curitiba e não podemos perder isso”, exemplificou.
Mas ele não descartou a vinda de outros modelos de transporte que sejam complementares ao já existente. “Nós podemos ter outro material rodante, outros tipos de combustível, mas não podemos perder o que nós inventamos. Neste sistema de ônibus funciona toda a tradição de planejamento de Curitiba, idealizada pelo Ippuc e a Urbs, a tradição que sucedeu as antigas lotações do Aurélio Fressato, dos anos de 1950 e os bondes do Santiago Colle e do prefeito Cândido de Abreu”, historiou Greca.
Tarifa
Perguntando sobre o reajuste da tarifa de ônibus, o prefeito explicou que esta é uma conta que ainda está sendo construída pela Urbs, Comec e com a secretarias de Fazenda e do Desenvolvimento Urbano do Estado e a Secretaria de Finanças de Curitiba. “A nossa parceria é no sentido de buscar qualidade e de fazer o menor aumento possível”.