15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Cinco programas em Curitiba para entrar no clima da Copa do Mundo

A Copa do Mundo do Catar, a primeira a ser realizada no Oriente Médio, começa neste domingo (20/11). No jogo de abertura, a seleção dona da casa enfrenta o Equador. O Brasil estreia na quinta-feira (24/11), contra a Sérvia. Curitiba, é claro, já está no clima da Copa e não faltam espaços na cidade para viver um pouco da rica cultura árabe.

Cinco experiências com o clima da Copa e do Oriente Médio

MEMORIAL ÁRABE

Homenageando a cultura do Oriente Médio, o Memorial Árabe é uma referência cultural e funciona como uma biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas e reúne elementos como abóbada, colunas, arcos e vitrais. Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.
Serviço
Horários: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, das 9h às 13h  
Endereço: Praça Gibran Khalil Gibran (próximo ao Passeio Público), Centro
Tel.: (41) 3324-2456
Entrada gratuita

Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib

templo religioso da comunidade muçulmana de Curitiba foi inaugurado em 1972. Em estilo arquitetônico islâmico, possui uma cúpula central, ladeada por duas torres denominadas “minaretes” (do árabe “manar”, ou “torre”). Sua construção foi orientada em direção à cidade sagrada de Meca, conforme determinam as prescrições religiosas.

O interior da mesquita é completamente forrado por legítimos tapetes persas e decorado com mosaicos islâmicos feitos a mão. Na parte inferior, conta com escritórios, biblioteca e anfiteatro.

Para a visitação de grupos, turistas, escolas e universidades é necessário agendamento. A visita gratuita é monitorada e conta com uma palestra de 1 hora.
Serviço
Horários: de segunda a sexta, das 8h às 12h; sábados, das 9h às 11h30, e domingos, das 9h às 13h30
Endereço: Rua Kellers, 383, São Francisco
Tel.: (41) 3222- 4515

Gastronomia árabe

Esfirra, homus, coalhada seca, falafel, kafta, quibe e muitas outras delícias da culinária árabe podem ser apreciadas na capital paranaense. Receitas com sabores e temperos marcantes foram trazidas pelos imigrantes de países como Síria, Líbano, Turquia, e vão desde saladas refrescantes, como a fatouche, até receitas com arroz, carnes e grãos.

Nas feiras gastronômicas da Prefeitura de Curitiba, há barraquinhas com algumas dessas delícias. O site TripAdvisor lista quatro restaurantes da categoria mais bem avaliados por usuários da plataforma: Nayme Culinária Árabe, na Rua Coronel Dulcídio, Batel, 572; Bab Tuma, na Rua Saturnino Miranda, 84, Santa Felicidade; Yalla Comer, Rua Chile, 1586, Rebouças; e SnackZack, na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 45, Seminário.

Jogos na Pedreira Paulo Leminski

Pedreira Paulo Leminski vai sediar a primeira edição do Resenha na Pedreira – o evento contará com uma megaestrutura. Licenciado pela Fifa, o objetivo do evento é que os participantes vivam com intensidade toda a vibe brasileira durante a Copa do Mundo. Com telões de altíssima definição em um ambiente completo, com áreas cobertas e a céu aberto, o evento contará com outras atrações além das trasmissões, alimentos e bebidas. 
Serviço
Horário: nos dias dos jogos da Copa, a partir das 12h 
Endereço: Rua João Gava, 970, Abranches
Os ingressos custarão a partir de R$ 25, por meio da plataforma cheersshop.com.br e nas bilheterias do local.

Futebol e música BudX

Arena BudX é um evento da Budweiser, cerveja patrocinadora da Copa do Mundo, com transmissão oficial ao vivo de todas as partidas da Seleção Brasileira, shows com artistas da atualidade e DJs. O espaço será montado no bairro Seminário, que receberá ambientação temática exclusiva, quadra de futebol, loja de produtos oficiais, áreas instagramáveis, bares temáticos, exposição do troféu “Man of the match” – o mesmo que os jogadores receberão no Catar, entre outras ativações da marca. 
Serviço
Horário: duas horas antes da partida do Brasil (no dia 24/11, às 14h)
Endereço: Rua Gen. Mario Tourinho, 1.500, Seminário
Ingressos para todas as datas estão à venda no site https://sevenx.byinti.com/#/ticket/ com preços a partir de R$ 40.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS